Pode levar CRIANÇA em MOTO? Lei foi ALTERADA? Cuidado com a MULTA

Configura em infração gravíssima transportar crianças na garupa abaixo do limite de idade.

Se você está planejando levar seu filho ou filha para um passeio de moto, seja para diversão ou como meio de transporte. É importante estar ciente que existem regras e dicas que podem tornar essa aventura ainda mais segura e, claro, muito mais divertida.

Medidas simples evitam acidentes graves. (Foto: divulgação)

Só a idade mínima não basta

Em 2020, foi feita uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aumentou a idade mínima para levar uma criança na garupa de uma moto de sete para dez anos. Mas isso implica em algumas questões além do, simplesmente, respeitar a lei. Cada criança tem seu tamanho e particularidade. Às vezes, não basta ter a idade mínima para ser garupa numa viagem de moto. Uma criança de 10 anos pode não alcançar os pedais da moto, por exemplo. Nessas situações é fundamental que os adultos usem seu bom senso e optem por não levar a criança, colocando a segurança em primeiro lugar. Essa medida visa manter nossos pequenos a salvo nas estradas, e o respeito a ela é mais uma demonstração de nosso cuidado e carinho por eles.

Veja também: GUARDAR vaga de estacionamento na rua gera MULTA?

Dicas de segurança

Assim como o motociclista, a criança deve estar devidamente equipada com os itens de proteção, começando pelo capacete, que deve ser especialmente projetado para crianças, ajustado de forma a não ficar largo na cabeça, mas sim justo e confortável, garantindo a proteção que ela precisa. Além do capacete, é importante que a criança use calçados fechados para proteger os pés, bem como calça, luvas e uma jaqueta apropriada. Numa viagem de moto, a garupa enfrenta as mesmas dificuldades do guia.

Uma criança na idade de 1o anos tem, aproximadamente, 30kg de peso corporal. O motociclista deve estar atento e preparado para esse “peso extra”, ppois ele influencia na aceleração, na frenagem e suspensão da moto. É recomendável calibrar os pneus seguindo as instruções do manual do veículo, na hora de transportar duas pessoas.

Antes de permitir que a criança suba na moto, certifique que você está totalmente pronto. Pare próximo à calçada, mantenha a moto bem equilibrada com as pernas e acione o freio dianteiro para estabilizá-la. Além disso, não se esqueça de abrir as pedaleiras antes de permitir que a criança suba. Quando estiver na estrada, lembre-se de que a segurança é sempre a prioridade. Não acelere demais e respeite os limites de velocidade da via. Além disso, evite inclinar-se exageradamente nas curvas. Essas medidas garantem uma viagem mais segura para você, seus passageiros e todos os outros na estrada.

É importante lembrar que, mesmo que a moto tenha alças para a garupa, o ideal é que a criança abrace o corpo do motociclista. Essa proximidade não apenas cria um laço especial, mas também ajuda a criança a se sentir mais segura durante o passeio, evitando o medo de se desequilibrar para trás quando se acelera. Siga essas orientações com carinho e responsabilidade para garantir uma viagem segura e tranquila com o seu pequeno companheiro na garupa. A segurança deles está em suas mãos!

Veja também: CNH mudou novamente: confira as novas regras e EVITE ser multado