PIX tem novo golpe envolvendo a função copia e cola: aprenda a se proteger

Se você tem costume de pagar qualquer coisa com o pix, fique atento ao novo golpe na internet.

Nos últimos anos, o pix tem sido uma das ferramentas mais queridas entre os brasileiros quando o assunto é realizar pagamentos. Afinal, ele funciona de maneira rápida e gratuita, o que melhora a utilização. Entretanto, a característica imediata da ferramenta faz com que seja fácil aplicar golpes, como é o caso do mais recente.

Nesse sentido, caso você esteja receoso com a possibilidade de sofrer com essa armadilha por utilizar muito a função, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todos os detalhes do golpe.

Dezenas de pessoas estão caindo no novo golpe do pix copia e cola. Saiba como evitar ser mais uma vítima!
Dezenas de pessoas estão caindo no novo golpe do pix copia e cola. Saiba como evitar ser mais uma vítima! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

De que forma o golpe do pix funciona?

A princípio, as facilidades que o pix trouxe também fizeram com que ele ficasse bastante suscetível a sofrer com golpes na internet. Quanto mais o tempo passa, mais os criminosos ficam ainda melhores em esconder suas habilidades de roubar dinheiro das inocentes vítimas, o que torna o processo ainda mais complexo.

A saber, o novo golpe acontece quando os usuários vão utilizar a função copia e cola, que consiste em copiar um código de pagamento e colar no aplicativo de banco. Apesar de parecer simples, a fraude tem início antes mesmo de a vítima realizar qualquer transferência.

Segundo informações da Kaspersky, empresa russa que foca em proteção digital, os criminosos conseguem instalar um malware no computador das vítimas e, a partir disso, ficam esperando até que elas realizem algum procedimento bancário. Vale ressaltar que isso ocorre apenas em computadores, não funcionando através de smartphones.

O golpe, que ficou famoso como “GoPix”, aparece normalmente em algum anúncio do Google, se “fantasiando” como algum site oficial que a vítima precisa acessar. Normalmente, elas caem em algum deles através de erros ortográficos nas pesquisas, não percebendo que estão acessando uma plataforma alterativa.

Nesse sentido, assim que abrem a página, o vírus se instala e permanece dormindo até que elas realizem alguma função de pagamento no pix utilizando o internet banking. Quando o consumidor copia um código para pagar no pix, o vírus faz a troca dos dados, redirecionando o pagamento para a conta do golpista.

Veja também: PIX autorizado: grupo de brasileiros que fazem parte do CadÚnico receberão R$ 1.420,00

Veja maneiras de se precaver contra ele

Primeiramente, é importante que você fique atento aos sites que acessa antes de clicar em qualquer link. Antes de abrir a página, é possível conferir a URL no resultado de pesquisa, que normalmente já indica que a página é ou não fraudulenta. Se perceber algo estranho, evite entrar na plataforma.

Além disso, é importante também evitar clicar em qualquer link que pessoas te enviam através do WhatsApp, de SMS ou de algum e-mail, principalmente se você não conhecer o contato. Outra forma de evitar o problema é, ao pagar o boleto ou fazer a transferência, conferir todos os dados de quem vai receber os valores. Se isso acontecer, denuncie o site e faça um boletim de ocorrência imediatamente.

Veja também: Veja como RECUPERAR o dinheiro perdido em golpes do PIX