Pagar contas via PIX pode fazer com que o Score de crédito AUMENTE?

De acordo com o Serasa, para aumentar a pontuação, os brasileiros precisam seguir alguns critérios. Entenda qual é a relação disso com o Pix.

O Pix é um meio de pagamento criado em 2018, e o Banco Central o apresentou aos brasileiros em 2020. Segundo a pasta, mais de R$ 20 bilhões foram transacionados por essa modalidade em 2022. Os brasileiros adotaram bem essa ferramenta. Muitas empresas e marcas já a utilizam como forma de pagamento, tornando-a ainda mais conveniente, principalmente nas compras online.

Vale destacar que para pagar via Pix, o brasileiro precisa ter se cadastrado e instalado o app do banco em seu dispositivo. Muitas empresas aceitam o pagamento por meio da ferramenta do Banco Central. É importante mencionar que existe uma dúvida se a forma de pagamento faz com que os brasileiros possam ter acesso a um score maior no Serasa. Continue lendo esta matéria para entender se isso é verdade. 

serasa-pix
Afinal de contas, o Pix aumenta o Score do Serasa – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia/pronatec.pro.br

Afinal, usar Pix aumenta meu Score no Serasa?

Antes de mais nada, é importante mencionar como funciona a pontuação do Serasa. Sua finalidade é fazer com que os bancos brasileiros possam saber qual é o nível de confiabilidade de um brasileiro. Assim, é possível evitar riscos na hora de conceder empréstimos. Quanto maior a pontuação de um brasileiro, maior a probabilidade de receber crédito, uma vez que indica que é um bom pagador. Quanto menor a pontuação, menor a possibilidade de receber crédito. 

Entre 0 e 300 no Score do Serasa, o brasileiro tem uma pontuação baixa, com alto risco de inadimplência. Entre 300 e 700, está na média. E por fim, entre 700 e 1.000, significa que é um bom pagador e o risco de não honrar as dívidas é baixo. Por essa razão, muitos desejam aumentar o Score do Serasa e acreditam que pagar boletos por Pix pode ajudar na pontuação. 

Mas, não existe nenhuma relação com a forma de pagamento e o aumento na pontuação do Serasa. O importante é que as contas sejam pagas dentro do prazo. Se o Pix for mais prático, o recomendado é usar a ferramenta. Afinal, muitos deixam de arcar com as dívidas por falta de tempo. Ou seja, de forma indireta até pode ser que a ferramenta ajude. Mas não pelo Serasa e sim por conta da sua praticidade. 

Veja também: Como funciona o novo FGTS Digital: confira de uma vez por todas!

Afinal de contas, como posso aumentar meu score do Serasa? 

Os brasileiros que desejam aumentar o Score do Serasa, podem recorrer a algumas atitudes, que não envolvem o pagamento via pix. Conforme já mencionado, é necessário arcar com o pagamento das contas em dia. É uma forma de aumentar o score, além de evitar o pagamento de juros e multas. 

Ter o nome limpo é essencial para ter uma boa pontuação no score do Serasa. Atualmente, o Governo Federal lançou o programa Desenrola Brasil, que pode ajudar quem tem o nome sujo a pagar suas dívidas. É uma boa oportunidade para quem precisa de crédito e portanto, deseja aumentar a pontuação do Serasa, afirmam especialistas. 

Veja também: FGTS permite ANTECIPAÇÃO de saque: entenda como funciona e retire seu dinheiro HOJE (28)

Entenda o que é o pix troco ou saque

Hoje em dia, muitas pessoas andam com dinheiro apenas em meios digitais, utilizando cartões ou até mesmo transferências via pix. Entretanto, às vezes pode ser necessário sacar dinheiro vivo, então como proceder? Na verdade, o pix pode ajudar até mesmo nisso através de duas modalidades:

  • Saque: para tirar dinheiro em espécie, você pode chegar em um estabelecimento que tenha permissão do Banco Central e solicitar a modalidade, que consiste em enviar o valor que você quer sacar para recebê-lo do lojista;
  • Troco: caso não seja possível realizar somente o saque, você pode comprar algo e pagar com o pix, enviando dinheiro a mais que você gostaria de sacar para receber o troco em forma de dinheiro em espécie.