PIX disponível em ônibus, pedágios, estacionamentos e mais: Banco Central DETERMINOU!

Banco Central agora prevê o uso do PIX para realizar pagamentos de diferentes formas e locais

Você sabia que o PIX será liberado para realizar pagamentos de pedágios, estacionamentos, transporte público, compras parceladas e até mesmo transferências internacionais?

Pois é, essa informação partiu do Banco Central e consta no relatório de gestão do sistema de pagamento instantâneo. Veja como será a previsão para as novas funcionalidades do sistema que será liberado em breve, e tire suas dúvidas no decorrer da leitura.

PIX disponível em ônibus, pedágios, estacionamentos e mais: Banco Central DETERMINOU!
Pagar pedágio e estacionamento no PIX: saiba quando essa regra entra em vigor. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

PIX: novas opções de pagamentos para pedágios e estacionamentos 

Um novo documento do Banco Central (BC) fez uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento do sistema entre 2020 e 2022. Diante desse cenário positivo do uso do PIX por parte dos usuários, há previsões de novas funcionalidades para o sistema.

O BC informou nesta segunda-feira (4), que a modalidade de pagamentos instantânea poderá ser usada para novas finalidades no futuro. O uso de novas tecnologias proporcionará o rápido pagamento de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público.

Além disso, o Banco Central confirmou que o PIX poderá ser usado, para operações internacionais, viabilizando remessas, pagamentos entre empresas, pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior no futuramente.

Outra novidade é que no mês passado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o PIX poderá ser uma alternativa ao cartão de crédito.

Uma vez que o BC avalia o fim dos juros rotativos do cartão de crédito, como também, o parcelamento do saldo devedor com juros bem menores. 

Outra sugestão também, foi realizar a cobrança de uma tarifa para compras parceladas com prazo maior. Esse mecanismo viabiliza que o PIX seja utilizado para pagamentos a prazo ou parcelamentos.

Como por exemplo, soluções para concessão de crédito pessoal com transação via PIX permitindo o pagamento de uma transação PIX diretamente na fatura do cartão de crédito. No entanto, tudo isso ainda está em discussão.

Quando os pagamentos de pedágios serão liberados? 

O BC está monitorando a evolução do PIX para propor essas soluções para o futuro, e o banco pretende criar um produto único e definir regras mínimas a serem observadas pelas instituições. No caso de pagamentos de pedágios, estacionamentos e etc, isso é um projeto de lei (PL) que está em discussão no Senado.

A proposta é incluir o PIX e os cartões de crédito e débito como forma de pagamento em pedágios de rodovias federais. Além de ser incluindo no dispositivo outros meios de pagamento dos pedágios, além do dinheiro.

O projeto 4.643/2020 foi apresentado pelo senador Eduardo Girão do Partido Podemos, e está sendo analisado pela Comissão de Serviço e Infraestrutura (CI). 

Se ele for aprovado pela comissão, o mesmo deverá seguir para o plenário da Casa, portanto, se a lei for aprovada, o PIX em pedágio passará a valer apenas em 2025 a partir do momento da sanção da futura lei.

O relator, senador Weverton (PDT), considerou que a mudança imediata pode causar um efeito adverso na regulação dos contratos atuais.Podendo prejudicar o equilíbrio das obrigações do concessionário. Sendo assim, o relator apresentou uma emenda para a adoção de novas formas de pagamento.

Que podem ser realizadas por meios eletrônicos ou qualquer outra forma tecnológica ofertada nos contratos a partir de 1º de janeiro de 2025.

Saiba mais: SUPER PIX: saiba tudo sobre o novo recurso que chegou de surpresa no Brasil