- Publicidade -

Pix deixará de ser gratuito? Governo divulga dados oficiais sobre o meio de pagamento eletrônico

Confira dados oficiais sobre o Pix, o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos

0

Segundo dados oficiais divulgados pelo Governo Federal, os brasileiros realizam mais de 1,6 bilhão de transações por mês por meio do Pix.

- Publicidade -

De acordo com o comunicado oficial, este é o maior número de operações desde que o instrumento foi criado. Em março, foram repassados ​​mais de 784,6 bilhões de reais por meio das ferramentas técnicas do Banco Central do Brasil (BCB).

Descubra se o Pix deixará de ser gratuito agora em 2022 – Imagem: Divulgação

Saiba mais detalhes sobre o Pix

Criado em novembro de 2020, o Pix já é a principal ferramenta utilizada pelos brasileiros para transferir valores e pagamentos. Segundo estatísticas do Banco Central do Brasil (BCB), foram 1,6 bilhão de operações somente em março, o maior número desde a criação da ferramenta. Mais de 784,6 bilhões de reais foram transferidos por meio da Pix.

- Publicidade -

Veja tambémPIX agendado é golpe? Cuidado!

Criado para proporcionar transação instantânea

O Pix facilita receber, pagar ou transferir dinheiro. Como esse sistema, os usuários podem realizar transações financeiras instantâneas pelo celular, tablet ou computador a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, tanto para pessoas físicas, como jurídicas.

Segundo dados oficiais, em abril deste ano, havia 126,5 milhões de usuários cadastrados. Em abril, o número de chaves Pix ativas atingiu 438,4 milhões. Isso ocorre porque a mesma pessoa pode ter várias chaves ativas. Simplificando, uma chave é como um apelido que identifica uma conta de usuário.

- Publicidade -

Como todos sabemos, uma chave Pix representa o endereço de uma conta no Pix. As quatro chaves que o usuário pode utilizar são CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória. Informações oficiais destacam que o sistema de pagamento também traz benefícios para os microempreendedores individuais (MEIs), que podem economizar nas transações financeiras, fluxo de caixa mais rápido e pagamentos remotos.

Veja também: Novo aplicativo de raspadinha e tarefas pagando via Pix? Saiba mais

Funções

Desde a sua criação, o Pix vem incorporando novos recursos. Este ano, o governo federal passou a oferecer aos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a possibilidade de pagamento da matrícula por meio do Pix. Além disso, outra novidade é o Imposto de Renda Pessoa Física.

- Publicidade -

A Receita Federal permite o cadastro de uma chave Pix, que deve ser integralmente o CPF do contribuinte para receber o reembolso. Para quem tem impostos a pagar, o parcelamento também está disponível através do Pix.

Pix Saque e Pix Troco

Em novembro passado, quando completou um ano de operação, o sistema de pagamentos passou a ter dois novos modelos, oferecidos gradativamente pelas redes de varejo e lotéricas, Pix Saque e Pix Troco. Segundo informações oficiais, esses métodos permitem saques em estabelecimentos comerciais como lojas, padarias e supermercados, bem como em loterias. Os clientes podem fazer até oito negociações gratuitas.

Outra medida de segurança é que os usuários podem pré-registrar contas que receberão Pix acima de um limite definido, permitindo que eles mantenham o limite baixo para outras transações. O site oficial do governo salienta que o pré-registo de contas através dos canais digitais demora pelo menos 24 horas a entrar em vigor, impedindo o registo imediato em situações de risco.

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais