PIS/Pasep unificado já tem calendário e pagamentos estarão disponíveis a partir da data

Atualizado Hoje!

PIS/Pasep unificado já tem calendário: Veja como vai ficar o pagamento do abono salarial para trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2020! 

Em um ano de tantas dificuldades financeiras, muitos trabalhadores estão aguardando benefícios trabalhistas e sociais que são seus por direito. O calendário do PIS/Pasep 2021, por exemplo, é um dos pagamentos mais aguardados. 

O Ministério da Economia confirmou mais um adiamento dos depósitos e infelizmente as notícias não são as melhores para quem contava com esse dinheiro agora. Entenda e saiba como vão ficar os pagamentos. 

PIS/Pasep unificado já tem calendário e pagamentos estarão disponíveis
Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress/Divulgação

Vai sair PIS/Pasep 2021?

A grande questão no momento é: afinal, vai sair o pagamento do PIS/Pasep em 2021? A resposta é sim, mas o problema são as datas que tiveram, mais uma vez, alteração por parte do Governo Federal. 

A Controladoria-Geral da União definiu que aqueles trabalhadores que iriam receber o PIS/Pasep no segundo semestre de 2021 comecem a receber os valores apenas em 2022. A definição veio a partir do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). 

Como se sabe, geralmente o pagamento do PIS/Pasep acontece no segundo semestre de cada ano. O calendário era concluído sempre no primeiro semestre do ano subsequente, sempre de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores ou número de inscrição. 

Calendário PIS/Pasep 2021 2022

Com a mudança no calendário PIS/Pasep 2021 2022 os pagamentos agora ficaram apenas para o início do ano que vem. Isso quer dizer que nenhum depósito vai acontecer ainda em 2021, o que gera uma frustração para milhões de brasileiros. 

Com a definição do calendário do PIS/Pasep 2022 também foi confirmado pela Codefat que a partir do ano que vem os pagamentos começarão sempre no primeiro semestre de cada ano. 

Isso quer dizer que haverá sempre um atraso de aproximadamente um ano – já que os próximos benefícios são para quem trabalhou com carteira assinada em 2020. Em 2023 quem recebe é quem trabalhou com carteira assinada em 2021. 

As datas de pagamentos do PIS/Pasep 2022 vão sair em calendário apenas no início do ano que vem. A ideia é que sejam usadas as bases de dados enviadas pelo empregadores a partir de outubro. 

Como consultar PIS Pasep 

Finalmente, muitos ainda querem saber como consultar o PIS/Pasep em 2021. O processo para conferir se existe algum saldo disponível segue o mesmo: usando a internet ou aplicativo da sua conta (Caixa Econômica Federal para PIS e Banco do Brasil para Pasep). 

O passo a passo para consulta do PIS em 2021 fica assim:

  • Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador (em celular com sistema Android ou iOS); 
  • Use seus dados cadastrados na Caixa Econômica Federal para acessar ou faça o cadastro; 
  • No menu, procure ‘Abono Salarial’; 
  • Agora escolha a opção ‘Exercício Vigente’; 
  • Nessa tela você vai ser se tem algum saldo disponível; 
  • Caso não tenha vai ver a mensagem ‘Não há benefícios disponíveis para esse CPF’;
  • A consulta do PIS pelo telefone é no número 0800 726 0207.

Quem quiser saber como fazer a consulta do Pasep pelo BB deve ligar para os números: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Aberta consulta do Auxílio de R$ 800,00: Pagamentos começam no dia 17/05…

 

Leia Também