PIS Pasep Quem Tem Direito?

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

PIS Pasep Quem Tem Direito? Prazo de saque do benefício está acabando!

PIS Pasep Quem Tem Direito? Milhões de brasileiros se fazem essa pergunta. Agora que o prazo de saque do benefício está acabando é hora de descobrir!

Um dinheiro extra para complementar a renda nunca é demais, ainda mais à medida que o fim do ano se aproxima. Obras na casa, presentes de natal, viagens com a família: para tudo isso acontecer é preciso reservar uma parte do orçamento. Essa é uma boa hora para lembrar do PIS/Pasep.

Muita gente nem sabe se tem direito ao PIS/Pasep, mas é importante ficar ligado! Ainda mais agora que o prazo para sacar o benefício está próximo do fim. Continue lendo e veja se você tem direito a receber o PIS/Pasep e saiba como realizar o saque antes que o prazo termine.

Pis Pasep Quem Tem Direito
Imagem: Divulgação.

PIS Pasep Quem tem direito? Saiba mais!

Imagem: José Cruz/Arquivo Agência Brasil (Divulgação).

Primeiro de tudo é importante diferenciar o saque das cotas do PIS/Pasep do abono salarial PIS/Pasep, benefício que é pago anualmente. O saque das cotas é algo extra e independente disso. A origem desse pagamento remonta às décadas de 1970 e 1980. Nessa época, empresas privadas e órgãos públicos depositavam recursos financeiros em um fundo chamado PIS/Pasep. Os depósitos eram feitos nominalmente para os servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

Portanto, cada trabalhador era dono de uma parte do fundo, ou seja, era um cotista. Isso mudou a partir de 1988, ano no qual os trabalhadores e servidores deixaram de possuir contas individuais no fundo PIS/Pasep e passaram a arrecadar dinheiro para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é utilizado para o pagamento de benefícios como o abono salarial por exemplo! Logo, têm direito ao saque das cotas do PIS/Pasep somente quem trabalhou com carteira assinada antes do dia 4 de outubro de 1988.

Aproveite e confira Como Descobrir Seu Número PIS/Pasep!

PIS Pasep Quem tem direito? Prazo para sacar as cotas do benefício está acabando!

pis pasep quem tem direito confira agora
Imagem: MARCELLO CASAL JR/Agência Brasil (Divulgação).

O prazo para sacar as Cotas do PIS/Pasep das contas inativas de trabalhadores brasileiros acaba no dia 28 de setembro. A Caixa Econômica Federal divulgou que ampliará o horário de funcionamento de suas agências nesta data de modo a permitir que quem deixou o saque do PIS/Pasep para a última hora consiga ter acesso ao benefício. A informação é que as agências abrirão duas horas mais cedo!

Caso você não saque a sua cota do PIS/Pasep até o dia 28/09, fique tranquilo, o dinheiro não será perdido. No entanto, você só poderá sacá-lo quando cumprir no mínimo um dos requisitos listados abaixo:

  • – Ter 60 anos ou mais
  • – Estar aposentado
  • – Comprovar invalidez ou doenças como câncer, Aids ou outras enfermidades graves
  • – Pessoa com deficiência e/ou idoso que recebe o BPC (Benefício da Prestação Continuada)
  • – Em caso de militar: reforma ou transferência para a reserva remunerada

Você sabia que Herdeiros Têm a Possibilidade de Sacar o PIS/Pasep de Quem já Morreu?

 

Leia Também