Quando começa o pagamento do PIS Pasep dobrado: Trabalhadores já podem consultar

Atualizado Hoje!

PIS Pasep Dobrado: Confira quando começam os pagamentos do benefício para os trabalhadores brasileiros. Veja também como fazer a consulta.

Inúmeros trabalhadores brasileiros procuram todos os dias informações sobre os pagamentos do PIS Pasep. O programa funciona como uma espécie de 14º salário para o trabalhador de baixa renda. PIS significa “Programa de Integração Social”, e Pasep quer dizer “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”.

Podem receber o abono salarial todos aqueles que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, e que ganharam, no máximo, dois salários mínimos por mês. Veja abaixo as informações atualizadas sobre o pagamento do PIS Pasep dobrado e confira como consultar os dados.

Quando começa o pagamento do PIS Pasep dobrado
Pagamento do PIS Pasep dobrado. / Imagem: Divulgação.

Pagamento do PIS Pasep dobrado – Quando?

O abono PIS Pasep, que se refere ao ano-base de 2020, originalmente seria pago a partir de julho deste ano. No entanto, o Governo Federal optou por adiar mais uma vez os depósitos. Por causa disso, os trabalhadores deverão esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores já prometidos há um bom tempo.

A administração federal não explicou como será feito o pagamento. Ou seja, ainda não se sabe se o depósito do PIS Pasep será realmente dobrado. Mas existe a possibilidade do governo pagar de uma vez as parcelas referentes aos anos de 2020 e 2021. No entanto, essa estratégia ainda não foi confirmada.

Calendário Caixa Tem: Valor de R$10 mil através do app já pode ser consultado

PIS Pasep dobrado – Pagamento em 2022

De acordo com o ano-base de 2020, o Governo Federal deveria ter pago o PIS Pasep em julho de 2021. No entanto, após uma reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), foi confirmado o adiamento dos depósitos. Agora, a previsão de pagamento fica para fevereiro de 2022, ainda sem data específica.

O Governo, no entanto, não confirmou o pagamento dobrado. Pode acontecer dos beneficiários do abono de 2021 receberem os depósitos apenas em 2023, afinal de contas, os inscritos de 2020 esperam pelos créditos até hoje, e deverão esperar ainda mais.

Quem pode receber o abono salarial?

Vale lembrar que o abono salarial do PIS está disponível para trabalhadores do regime CLT com inscrição ativa no Programa de Integração Social há pelo menos 5 anos. O trabalhador em questão deve ter desempenhado as funções de seu posto por pelo menos 30 dias do ano base, recebendo no máximo 2 salários mínimos.

No caso do abono Pasep, os pagamentos são destinados aos servidores do funcionalismo público, que trabalharam em suas funções específicas no ano de referência, nesse caso, em 2020. Os valores dos pagamentos variam de acordo com o tempo trabalhado e os dados informados por cada empresa.

Como consultar o PIS Pasep dobrado?

Ainda não sabemos se o pagamento do PIS Pasep em 2022 será dobrado, mas a administração federal oferece duas possibilidades de consulta para usuários interessados. Ambas as opções são exclusivamente digitais, visando a diminuição das aglomerações em postos presenciais de atendimento; veja abaixo as alternativas disponíveis.

  • Consultar PIS: Aplicativo Caixa Trabalhador (disponível em celulares com sistemas operacionais Android e iOS);
  • Consultar abono Pasep: Pesquisar no site do Banco do Brasil, que operacionaliza os pagamentos.

 

Leia Também