PIS/Pasep de R$ 1,3 MIL disponível a conta? Veja como consultar
O saque do PIS/Pasep é oferecido para milhões de trabalhadores brasileiros. Aliás, cada um deles pode contar com um valor variado, a depender de alguns critérios que levam em conta o tempo de trabalho.
Beneficiários do PIS/Pasep devem ficar atentos para os prazos anunciados pelo Ministério do Trabalho. Desse modo, com o ano se encerrando, o Governo Federal inicia o planejamento do ano seguinte, e por isso, os benefícios a serem sacados pelos cidadãos estão cada vez mais próximos de terem o prazo finalizado.
O pagamento em questão é referente ao ano-base de 2021 e repassa o valor de R$1.300,00 aos beneficiários do PIS/Pasep. Contudo, milhares de brasileiros ainda não solicitaram o saque desta quantia e correm o risco de perderem a chance, uma vez que a data limite se aproxima.

O que é o PIS/Pasep
Gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o benefício busca beneficiar funcionários de empresas privadas, por meio do Programa de Integração Social – PIS, e servidores públicos, por meio do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP. Assim sendo, essa medida é prevista pela Lei nº 7.998/90 que reconhece o abono salarial como um benefício anual liberado pelo Governo Federal a uma parcela da população trabalhadora.
Neste sentido, esse recurso é pago pela Caixa Econômica Federal, aos funcionários privados, e pelo Banco do Brasil, aos servidores públicos, e pode chegar até um salário mínimo. Contudo, é necessário que o trabalhador se enquadre em alguns requisitos:
- Tenha trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano de 2021.
- Recebeu no máximo dois salários mínimos mensais em 2021;
- Esteja inscrito no PIS ou PASEP por pelo menos cinco anos;
- Tenha seus dados fornecidos pelo empregado de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Veja também: PicPay: conta corrente rende MAIS que uma poupança?
Como consultar o benefício do PIS/Pasep?
Se o cidadão se enquadrar nos critérios expostos acima, ele possui o direito de solicitar a consulta e saque do benefício. Dessa forma, esse processo pode ser feito totalmente online, de forma rápida e fácil, sem muita burocracia:
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital;
- Faça o login com a conta do Gov.br;
- No menu, selecione “benefícios”;
- Selecione “Abono salarial”;
- Escolha o ano-base desejado (2021 para os pagamentos a serem realizados em 2023);
- A disponibilidade ou não do saldo será informada, assim como quando ele poderá ser sacado.
De acordo com o calendário disponibilizado pelo Conselho Deliberativo do Fundo do Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, o trabalhador possui até o dia 28/12/23 para consultar o benefício no aplicativo e solicitar a transferência para conta corrente ou sacar presencialmente. Dessa forma, caso perca o prazo, o cidadão precisará aguardar até o calendário de 2024 para solicitar acesso ao valor do benefício.
Por fim, é preciso pontuar que o valor dependerá do tempo trabalhado pelo profissional no último caso. Ou seja, o cálculo leva em conta cada mês de atividade exercida.
Veja também: Só quem recebe um salário mínimo pode ter direito ao PIS/Pasep? Entenda