PIS/Pasep Bloqueado – Saiba como desbloquear em 2020 e Sacar o seu Abono



PIS/Pasep Bloqueado – Saiba o que fazer se isso acontecer!

Problemas com o PIS/Pasep Bloqueado? Confira o que fazer e saiba quem já pode sacar o valor!

Muitos trabalhadores estão relatando que tiverem seu pagamento do PIS/Pasep Bloqueado a partir deste mês. Isso significa que os beneficiados podem vir a ter problemas para fazer o saque. Antes de mais nada é importante entender que isso acontece na maioria das vezes por algumas inconsistências no cadastro do cidadão.  Esse tipo de detalhe pode acarretar no impedimento da retirada imediata do dinheiro.

Alguns detalhes ainda seguem iguais. Para que o beneficiário consulte o saldo, por exemplo, a Caixa informa que os trabalhadores podem acessar o site ou os terminais de autoatendimento. Em ambos os casos é necessário ter em mãos o Cartão do Cidadão. Os correntistas da Caixa e do Banco do Brasil também podem consultar o seu saldo pelo internet banking.

PIS/Pasep Bloqueado
Foto: Divulgação

Erros mais comuns PIS/Pasep

Primeiramente, existem alguns que são os erros mais comuns no PIS/Pasep. Se você passar por algum problema é provável que ele esteja relacionado a algum desses destaques:

  • Falha no nome da mãe;
  • Número do PIS duplicado;
  • Diferença no nome de casado;
  • Outras inconsistências no cadastro. 

A Caixa Econômica Federal informou que, caso exista algum tipo de inconsistência no cadastro PIS/Pasep, o trabalhador segurado deve ir até uma agência levando em mãos um documento de identificação oficial, carteira de trabalho e, e se for a situação, comprovante de aposentadoria.

O que fazer caso seu PIS/Pasep seja bloqueado

Mas então o que fazer caso seu PIS/Pasep seja bloqueado? Essa é uma dúvida que surge normalmente neste período de saques. Para que você fique tranquilo, vamos trazer uma lista de medidas a serem tomadas. Saiba como agir caso o banco bloqueia seu pagamento:

  • O que fazer caso seu PIS/Pasep seja bloqueado
    Foto: Divulgação

     

  • Antes de mais nada, conferir qual a procedência da dívida que causou o bloqueio do pagamentos;
  • Em seguida, o ideal é negociar com a agência a devolução do dinheiro caso o beneficiário não tenha a intenção de usá-lo para quitar a determinada conta;
  • Se o cidadão decidir usar o benefício para quitar sua dívida é indicado que ele converse com o gerente do banco e negocie o desconto nos juros. Outra opção é o abatimento de uma parte do débito para pagar a conta a vista, evitando juros;
  • Caso o banco dificulte a devolução do pagamento busque ajuda de órgãos de defesa do consumidor;
  • Outra opção viável é acionar a justiça;
  • Por fim, a dica é que você deixe a contratação de um advogado para questionar a ação do banco somente em último caso. 

Por fim, se o seu problema é a dificuldade para acessar mais informações sobre seu cadastro, fique calmo. De acordo com especialistas, é possível que o erro seja muito mais simples. Pode haver muito acesso simultâneo e acontecem problemas como o site ficar lento bem como ter dificuldade de acesso. 

Saque do PIS está disponível

Saque do PIS está disponível
Foto: Divulgação

Finalmente, o governo informou que o Saque do PIS está disponível para todos os cidadãos que nasceram no mês de janeiro e fevereiro. Começou a ser pago no dia 16 de janeiro o abono salarial do PIS relacionado ao ano-base 2018. 

O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e também será liberado o Pasep. Esse valor é pago para servidores públicos por maio do Banco do Brasil.

É importante ficar atento para as datas específicas para conseguir fazer o seu saque sem problemas.

 

Calendário PIS/Pasep 2019-2020

Para não ter problemas com as datas pode ser ideal que você confira o Calendário PIS Pasep 2019/2020. Terá direito ao benefício quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018.

Também é necessário ter exercido atividade remunerada. É preciso que os beneficiários também estejam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Os dados atualizados também podem evitar maiores erros.

Confira a seguir o Calendário PIS/Pasep atualizado:

Foto: Reproduçaõ/DOU

Para maiores informações sobre o pagamento do PIS para os nascidos em agosto, é só visitar o site do INSS: https://www.inss.gov.br/

Veja todos os detalhes de como Conferir seu pedido da Aposentadoria pela Internet!

 

Leia Também