- Publicidade -

PIS/Pasep 2022: Liberadas regras para pagamento do abono

Confira como devem ser os pagamentos do abono salarial para 2022: confira detalhes sobre como sacar os valores no próximo calendário! 

- Publicidade -

O fim do ano está chegando e muitos brasileiros e brasileiras estão com o “nome sujo” e passando por dificuldades financeiras. Por isso, já voltou a ser pauta para muitas pessoas o pagamento do PIS/Pasep 2022

Esse é um dos principais benefícios do país para trabalhadores brasileiros. A seguir vamos trazer algumas informações importantes sobre esses valores e sobre os pagamentos no próximo ano. 

PIS/Pasep 2022 Liberadas regras para pagamento do abono
PIS/Pasep 2022 Liberadas regras para pagamento do abono. / Imagem: Jornal Contábil.

PIS/Pasep 2021 e 2022 vai ser antecipado?

- Publicidade -

Muitas pessoas estão querendo saber: o pagamento do PIS/Pasep 2021 e 2022 vai ser antecipado? Essa é uma dúvida fundamental já que o benefício não foi pago no último calendário. 

Para lembrar: o Governo Federal optou em não fazer os pagamentos do PIS e Pasep 2020/2021 porque queria ter valores para o Benefício Emergencial (BEm). 

Mas muita calma: isso não quer dizer que o Governo Federal vai antecipar o PIS/Pasep 2022. Como também é notório, os cofres públicos estão sem reserva e é provável que tudo seja feito com o dinheiro contado. 

Pagamentos PIS/Pasep 2022 em dobro?

- Publicidade -

Muitos sites estão especulando agora se haverá realmente dois calendários do PIS/Pasep em 2022 – pagando o referente ao ano passado e esse ano. 

Mas especialistas afirmam que isso é pouco provável. Esse pagamento do PIS/Pasep deverá ser referente apenas a um valor já que o Governo Federal não possui dinheiro para duas parcelas de uma única vez. 

Quando vai começar PIS/Pasep 2022

Essa é outra dúvida que está sendo repetida nas redes sociais: afinal, quando vai começar o PIS/Pasep 2021/2022

- Publicidade -

O Governo Federal ainda não deu detalhes sobre o calendário para os próximos meses. O que se sabe é que a Codefat, responsável pela organização dos pagamentos, prevê o pagamento do abono salarial 2022 entre os meses de janeiro a dezembro, de acordo com a regra. 

Ou seja, os pagamentos podem começar em qualquer mês, sem previsão ainda. 

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022

Vamos lá: quem tem direito a receber o PIS Pasep?

- Publicidade -

  • Trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep há cinco anos (no mínimo);
  • No ano base de referência ter ecebido, no máximo, uma média mensal de até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que trabalharam pelo menos 30 dias no ano base;
  • Aqueles que estão com todas informações corretas no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência.

Veja Também: Novas Regras para inclusão e exclusão de Famílias no CadÚnico e no Auxílio Brasil: Seleção 2021

Calendário PIS PASEP 2022

Finalmente, outra grande dúvida é sobre o calendário PIS/Pasep 2022. O Ministério da Economia ainda não confirmou as datas exatas dos pagamentos, mas muitos aguardam os valores já a partir de fevereiro ou março. 

Uma previsão de especialistas é que as datas de pagamentos do PIS/Pasep 2022 sejam disponibilizadas em janeiro com a aplicação do cronograma em seguida. 

Assim que o calendário do PIS Pasep 2022 sair, vamos trazer as datas em primeira mão. 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais