Perícias médicas do INSS são antecipada para ESSE grupo de beneficiários; confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente que será feita a antecipação da perícia médica para os segurados que cumprem determinados critérios. Diante disso, é preciso ficar atento as notificações da autarquia.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza como uma autarquia do governo federal brasileiro que funciona em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez é responsável por receber as contribuições que são feitas todos os meses pelos trabalhadores. Com isso, é possível manter o Regime Geral da Previdência Social em pleno funcionamento.

A Previdência Social, por sua vez, realiza o pagamento dos benefícios que o INSS oferece para os seus segurados, como é o caso das aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, salário-maternidade e ainda outros benefícios que estão instituídos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado.

Nos últimos dias, o INSS anunciou a antecipação da perícia médica para um determinado grupo de beneficiários. Portanto, confira a seguir quem poderá passar pelo processo em breve!

INSS promove o agendamento antecipado de perícias médicas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Perícias do INSS podem ser antecipadas para grupo de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está fazendo recentemente uma mudança em seu sistema para que seja possível antecipar as perícias médicas de cerca de 9 mil brasileiros que estão aguardando há mais de 100 dias pela concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O processo, que teve início no dia 20 de novembro, tem o intuito de atender de forma rápida a parcela mais vulnerável da população que precisa do auxílio. Dessa forma, a notícia cria uma grande expectativa de agilidade no processo de perícia médica. Para que os indivíduos sejam notificados sobre o adiantamento da avaliação médica, o INSS conta com uma série de mecanismos de comunicação. Dentre eles, se destacam o aplicativo do Meu INSS, ligação telefônica por meio da Central 135, envio de SMS e e-mail.

Com isso, o órgão tem o objetivo de garantir que todos os beneficiários possam ser informados com antecedência a respeito do agendamento da perícia. A respeito dos esforços do INSS, foi verificado que houve um grande número de ausências nos compromissos marcados.

Somente no dia 23 de novembro, a autarquia destacou que das 79 pessoas que tiveram suas perícias antecipadas, somente 18 compareceram. Uma projeção mais ampla, que leva em consideração os dados desde o início do programa, revela que de 341 agendamentos, apenas 91 pessoas compareceram, isso representa somente 26,6% do total.

Confira também: PIS/Pasep 2024: datas de pagamento foram definidas?

Como saber se minha perícia médica foi antecipada?

Se você está se perguntando como verificar a antecipação da sua perícia médica, saiba que o processo é bastante simples. Para isso, é preciso acessar o aplicativo do Meu INSS (bit.ly/47F9Azu) ou ligar de forma gratuita para a Central 135. Vale ressaltar ainda que no dia da perícia, é crucial levar todos os documentos relevantes que sejam capazes de auxiliar o perito no momento da avaliação. Isso inclui atestados, laudos, resultados de exames e receitas médicas.

É importante ter em mente que não comparecer na perícia médica sem justificativa plausível pode acabar resultando no cancelamento ou indeferimento da solicitação do benefício. Os critérios para a solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) incluem ainda a condição de pessoa com deficiência e renda per capita de 1/4 do salário mínimo, calculada a partir das informações referentes ao Cadastro Único.

Saiba mais: ATENÇÃO! O INSS pode te ligar para marcar a perícia; saiba mais