Perícia MÉDICA do INSS JÁ tem DATA para VOLTAR: Veja COMO e QUANDO agendar!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Perícia MÉDICA do INSS JÁ tem DATA para VOLTAR – Fique ligado e entenda como deverá funcionar esse retorno das perícias do INSS!

Com o novo coronavírus se espalhando por todo o Brasil, muitos serviços foram pausados para garantir o necessário isolamento social. Entre eles, serviços ligados à Previdência não estão acontecendo presencialmente. Mas fique atento: a perícia médica do INSS já tem data para voltar

Essa informação foi divulgada recentemente e por isso é importante que todos os beneficiários fique atentos. A ideia é aumentar a agilidade das ações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e evitar que grandes filas se formem. 

Confira a seguir mais informações sobre isso. Entenda exatamente como deverá acontecer esse retorno. Repasse a informação para familiares ou amigos que precisam também marcar a sua visita a uma das unidades da previdência. 

Perícia MÉDICA do INSS JÁ tem DATA para VOLTAR
Imagem: Divulgação

Agências do INSS vão voltar

Primeiramente, é verdade que as agências do INSS vão voltar? É o que confirma uma publicação do Diário Oficial da União (DOU), publicada no dia 22 de junho. De acordo com a portaria, já existe uma data inicial. 

Sou APOSENTADO do INSS: Em caso de falecimento, o companheiro recebe pensão de 100% do salário?

As agências do INSS voltam a funcionar no dia 13 de julho. De acordo com o texto, elas funcionarão por um tempo mais curto e também apenas para serviços agendados. A ideia é que alguns atendimentos específicos tenham prioridade e que as unidades não voltem funcionando normalmente.

Isso significa que os atendimentos vão ser voltados para os serviços que exigem a presença do segurado titular. Todas as outras ações que podem acontecer de maneira remota, devem continuar assim. 

Quem vai ser atendido pelo INSS

E então quem vai ser atendido pelo INSS? Como dito anteriormente, alguns serviços prioritários deverão ter início nesse primeiro momento. Isto é, os atendimentos não acontecerão como eram antes da pandemia do novo coronavírus, mas de forma controlada. 

Quem vai ter atendimento das agências do INSS são as pessoas que precisam dos serviços seguintes:

  • Perícia Médica; 
  • Cumprimento de exigência – quem precisa apresentar documentos necessários para a conclusão de requerimentos;
  • Avaliação social;
  • Justificação administrativa e reabilitação profissional.

Quem quer saber quando começam agendamentos de perícia médica do INSS e desses outros serviços deve ficar atento: eles devem começar já na PRIMEIRA SEMANA de julho. Quem quer confirmar um horário deve fazer isso diretamente pelo Portal Meu INSS (por site ou aplicativo). 

Os atendimentos presenciais das agências do INSS acontecerão sempre seguindo normas dos órgãos de saúde: número reduzido de pessoas, uso de álcool em gel, máscaras obrigatórias e distanciamento de 1,5m entre os segurados. 

Como agendar Perícia Médica INSS

Por fim, como agendar a perícia médica do INSS? O agendamento deverá acontecer, como dito anteriormente, pelo Portal Meu INSS (site ou app). A seguir vamos trazer um passo a passo que poderá facilitar. 

O aplicativo Meu INSS está disponível para quem possui celulares com as lojas Google Play Store ou Apple Store – e é totalmente gratuito. Outra opção interessante é usar o contato pelo telefone 135. 

Para saber como agendar atendimento no INSS siga os passos:

  • Primeiramente, acesse o Meu INSS (app ou site);
  • Depois disso, faça login no sistema com seus dados; escolha a opção “Agende sua Perícia” no menu que aparece na lateral esquerda;
  • Agora aperte o botão “Agendar Novo” para fazer o primeiro pedido; ainda existe a opção “Agendar Prorrogação” para quem quer prorrogar o pedido;
  • Finalmente, faça o acompanhamento pelo portal Meu INSS sempre verificando detalhes na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Caixa inicia PAGAMENTO de até R$ 1.045 do FGTS EMERGENCIAL: Veja quem PODE SACAR!

 

Leia Também