Perfil dos Candidatos do Enem 2019 – Saiba os detalhes divulgados pelo Inep!

Perfil dos Candidatos do Enem 2019 – Confira todas informações sobre o Enem deste ano!

Você sabe quais são os perfis de pessoas que mais vão fazer as provas do Enem neste ano? Então fique atento para os dados que foram divulgados através do órgão responsável pela organização do exame!

Perfil dos Candidatos do Enem 2019 – Existem muitas formas de conseguir bons espaços no mercado de trabalho brasileiro, mas a maioria das boas vagas são para quem já possui um certificado em curso de graduação. 

E para conseguir uma oportunidade em uma instituição de ensino superior gratuita é necessário passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para uma universidade pública no Brasil. 

Selecionamos mais informações que foram divulgadas recentemente através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza as provas. Saiba mais!

Perfil dos Candidatos do Enem 2019
Foto: Divulgação

Perfil Candidatos Enem 2019

Foi divulgado o perfil Candidatos Enem 2019! Como acontece todos os anos antes da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o levantamento dos principais candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio para este ano. 

Esse levantamento é feito a partir dos dados das inscrições Enem 2019. Assim como aconteceu no ano passado, a maioria dos interessados neste ano é de mulheres: são 59,5% do total de inscritos. 

Do total de candidatos do Enem, também foram divulgados detalhes sobre a cor da pele:

  • 46,5% se autodeclararam pardos;
  • 36% brancos; 
  • 12,7% pretos;
  • 2,3% amarelos;
  • 0,6% indígenas. 

Enem 2019 Participante 

Os detalhes sobre o Enem 2019 Participante também traz algumas curiosidades. Embora a prova seja voltada para quem está concluindo o Ensino Médio, os números mostram dados interessantes. 

O Inep apontou para o percentual de pessoas com mais de 30 anos que farão a prova: eles representam 11,6% do valor total. Além disso, os treineiros Enem 2019 (a faixa que faz o exame como teste apenas) equivale a 12,1% dos inscritos. Esses candidatos devem testar conhecimentos como treinamento para os anos seguintes. 

Já os estados com maior número de inscritos no Enem 2019 estão: São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Foram um total de 6.384.957 pessoas que fizeram a inscrição em todo o Brasil: esse é o menor número desde 2011. Em 2014, para comparação por exemplo, foram um total de 9,4 milhões de inscritos. 

 

Leia Também