Perdeu o cartão do Bolsa Família? Saiba o que fazer!

Perder cartões é uma situação relativamente comum, mas o que fazer ao perder aquele que dá acesso ao benefício assistencial? Confira!

O dia de sacar o Bolsa Família chegou, mas você percebeu que perdeu seu cartão do benefício? Ou pior, em algum momento teve seus pertences roubados ou furtados e o dispositivo estava no meio? Saiba que há alguns procedimentos a serem feitos neste momento.

Quer saber qual o passo a passo para ter o cartão de volta? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto que separamos para você!

O cartão antigo do Bolsa Família ainda é válido para que os beneficiários tenham acesso ao benefício. Veja o que fazer se você perdeu o seu!
O cartão antigo do Bolsa Família ainda é válido para que os beneficiários tenham acesso ao benefício. Veja o que fazer se você perdeu o seu! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Perdi o cartão do Bolsa Família, o que fazer?

Primeiramente, ao perder qualquer tipo de cartão, a primeira atitude a se tomar é bloquear o dispositivo. Isso vai fazer com que golpistas não tenham acesso a sua conta e, dessa forma, não consigam movimentar os valores que estiverem por lá.

Para isso, é necessário entrar em contato com o atendimento da Caixa Econômica Federal através do telefone 0800 726 0207.  Lembrando que a ligação e todo o processo de solicitação de bloqueio é totalmente de graça e vai garantir uma maior segurança para você e seu benefício.

Além disso, você também pode comparecer a uma agência do banco para solicitar o mesmo serviço. Basta informar a um atendente da instituição financeira que você deseja bloquear o plástico e informar o motivo da ocorrência: perda ou roubo. Após o bloqueio, o beneficiário poderá, então, solicitar a segunda via do dispositivo.

Apesar de o cartão ser de suma importância para a movimentação do dinheiro, vale lembrar que, enquanto ele não chega, o beneficiário pode realizar a movimentação dos valores através do Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT), seja para transferir o valor ou para realizar pix.

Veja também: Em dúvida se vai RECEBER o Bolsa Família? Descubra agora!

Solicitando a segunda via do dispositivo

Ademais, após o bloqueio, é necessário solicitar a segunda via. Dessa forma, o beneficiário pode utilizar as mesmas vias para realizar este procedimento. Inclusive, você pode pedir pelo bloqueio e, logo em seguida, pela emissão de um novo cartão no mesmo momento.

Entretanto, é importante lembrar que é necessário levar alguns documentos consigo neste momento, como CPF, RG e Número de Identificação Social (NIS), que permitirão o acesso dos atendentes ao seu registro. O cartão permite que os beneficiários realizem o saque do dinheiro, mas, felizmente, ele não é o único meio de acesso ao benefício.

Governo Federal realiza o pagamento de novas parcelas nesta semana

Por fim, o Bolsa Família está contando com outros repasses ainda nesta semana, que seguirão até o último dia do mês. Confira o calendário:

  • 18 de janeiro: pagamento para NIS final 1;
  • 19 de janeiro: pagamento para NIS final 2;
  • 20 de janeiro: pagamento para NIS final 3;
  • 23 de janeiro: pagamento para NIS final 4;
  • 24 de janeiro: pagamento para NIS final 5;
  • 25 de janeiro: pagamento para NIS final 6;
  • 26 de janeiro: pagamento para NIS final 7;
  • 27 de janeiro: pagamento para NIS final 8;
  • 30 de janeiro: pagamento para NIS final 9;
  • 31 de janeiro: pagamento para NIS final 0.

Veja também: Bolsa Família em 2023 começou a ser pago com qual valor? Adicional vai ser distribuído AINDA em janeiro?