Situações que podem fazer você PERDER o seguro-desemprego: NÃO faça isso!
Você sabia que pode perder o acesso ao benefício através de algumas regras? Confira quais!
O seguro-desemprego é um dos benefícios trabalhistas mais importantes para os brasileiros, já que é ele quem garante a renda das pessoas que acabaram de passar por uma demissão. Através dele, o trabalhador tem a certeza de que conseguirá se manter até encontrar outra oportunidade, mas como garantir que você não vai perdê-lo?
Caso você esteja em dúvida sobre as regras que fazem com que você perca o seguro-desemprego, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todas as informações mais importantes sobre o tema.

Situações que te fazem perder o seguro-desemprego
Muitos brasileiros não sabem, mas para receber o seguro-desemprego é preciso estar dentro de regras importantes, não só ter sido demitido do trabalho recentemente. Para saber quais são as normas que podem te excluir do benefício, confira adiante!
Ter outra atividade remunerada
Primeiramente, você pode perder o acesso ao seu benefício se tiver algum outro tipo de renda. Isso quer dizer que, por mais que você tenha sido demitido, se fizer doces para vender já pode ter a chance de perder o pagamento.
Nesse caso, a regra acontece porque o trabalhador, no fim das contas, ainda conta com uma renda extra que pode ajudá-lo a se manter mesmo sem trabalhar em regime CLT, mesmo que o valor não seja o mesmo do benefício.
Conseguir um novo emprego
Outro caso que pode fazer com que você perca o acesso ao seguro-desemprego é ser admitido em uma nova oportunidade de emprego.
Em síntese, o pagamento do benefício acontece justamente até que o trabalhador consiga, finalmente, encontrar outra vaga disponível. Ou seja, assim que isso acontece, ele não tem mais a necessidade de receber o pagamento.
Inclusive, o cancelamento ocorre imediatamente, através do cruzamento de dados do beneficiário com a Receita Federal.
Veja também: Bolsa Família 2023: DESBLOQUEIO do benefício já está disponível em setembro, consulte sua situação
Informações falsas na hora da solicitação
Ademais, infelizmente há pessoas mal-intencionadas que podem tentar forjar suas informações para terem acesso ao pagamento do benefício de forma ilícita, inserindo dados falsos na hora da solicitação.
Embora a ação até possa funcionar, ela pode durar pouco tempo, visto que o Governo Federal realiza análises periodicamente através do cruzamento de dados, o que faz com que seja fácil detectar pessoas que estão mentindo.
Inclusive, além de perder acesso ao pagamento de forma imediata, o beneficiário ainda pode ter que responder judicialmente pelas fraudes que apresentou. Logo, não é uma solução muito eficiente.
Receber benefícios da Previdência Social
Por fim, em alguns casos (pois há exceções), o indivíduo pode perder o pagamento do benefício a partir do momento em que começa a receber alguns pagamentos da Previdência Social.
A saber, qualquer pagamento previdenciário pode causar esse cancelamento, com exceção do auxílio-acidente e da pensão por morte. Os demais pagamentos, como a aposentadoria, cancelam a entrega na hora.
Veja também: Bolsa Família ANTECIPADO? Veja a lista de beneficiários que vão receber os pagamentos com ANTECEDÊNCIA!