Pensões por morte e aposentadorias por invalidez poderão ser ALTERADAS a partir de janeiro: entenda!

Saiba o que pode acontecer com esses benefícios do INSS para milhões de brasileiros a partir de 2023!

Muitos brasileiros e brasileiras hoje em dia estão contando com pensões e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como fonte primária ou única de renda. Por isso todas as mudanças impactam muita gente. 

E recentemente surgiu uma notícia sobre dois pagamentos específicos: a pensão por morte e a aposentadoria por invalidez podem passar por mudanças. Entenda exatamente o que pode acontecer através do novo governo eleito. 

Novas mudanças INSS
Saiba quais são as possíveis mudanças em pensões e aposentadorias do INSS em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Mudanças em pensões e aposentadorias do INSS em 2023?

Antes de mais nada, é importante lembrar que neste momento o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está comandando diversos grupos de trabalho (GTs). Esses grupos estão separados por temas e estudam o que deve ser feito para melhorar a governança a partir do próximo ano. 

E existe, por exemplo, um GT da Previdência, responsável por pensar justamente nos pagamentos e valores referentes aos aposentados, pensionistas e etc. 

Foi a partir deste grupo que surgiram as notícias sobre a possibilidade de mudanças em pensões e aposentadoria do INSS para 2023

A saber, existe a possibilidade de duas revisões imediatas que podem beneficiar muitas famílias. Por isso é importante entender exatamente cada uma delas e os impactos possíveis. 

Veja também: Benefício do INSS para brasileiros com pressão alta: veja como funciona!

Revisão das pensões por morte do INSS em 2023? 

Muitas dessas mudanças vão pensar em alterar os pagamentos que estão previstos desde a Reforma da Previdência de 2019. A partir dela, muitas pessoas passaram a receber menos. 

Uma dessas possíveis novidades é a revisão da pensão por morte pelo Regime Geral da Previdência. 

E qual será essa mudança? A intenção é que o governo de transição aumente a pensão por morte para algo entre 70% ou 80% do valor total que é previsto. 

É importante lembrar que neste momento, os valores em vigor estão em aproximadamente 50% da quantia do benefício. Além disso, existe a porcentagem de 10% por dependente. Segundo o GT, porém, essa taxa deve se manter. 

Novidades na aposentadoria por invalidez em 2023

Por fim, outra mudança possui como objetivo melhorar os pagamentos para quem é aposentado por invalidez. 

Desde 2019 esse grupo de aposentados não recebe o valor total dos benefícios. A principal mudança na aposentadoria por invalidez em 2023 prevista, portanto, é a volta do depósito em forma integral. 

Hoje em dia é importante lembrar que os valores estão correspondendo a apenas 60% da média das contribuições. Além disso, existe 2% adicional a cada ano que exceder os 15 anos de contribuição – que são obrigatórios. 

Contudo, é importante ressaltar que essas mudanças não vão acontecer imediatamente. Isto é, essas propostas ainda precisam ser formalizadas já que estão sendo estudadas ainda pelos grupos de transição. 

Finalmente, especialistas ainda estão divididos sobre as mudanças. Isso porque as propostas, se confirmadas, possuem um impacto financeiro grande nas contas do Orçamento para os próximos anos. Ainda assim, novidades devem ser divulgadas logo no início do ano – ainda no primeiro semestre, possivelmente. 

Veja também: Você sabia que é possível se aposentar DUAS VEZES? Confira quais os requisitos!