Tudo o que você precisa saber para PEGAR o seu certificado do ENCCEJA agora mesmo e SEM BUROCRACIA

Após finalizarem o ENCCEJA, muitas pessoas se perguntam como ter acesso ao certificado emitido pelo programa. Para isso, o procedimento é bastante simples e nós te ensinamos!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é aplicada enquanto uma prova gratuita e voluntária que tem o intuito de conceder certificados de conclusão de ensino fundamental e ensino médio para as pessoas que não tenham concluído os estudos no Brasil, no exterior e também para os detentos. 

Para obter o certificado do Encceja, é necessário ter pelo menos 15 anos de idade até a data de realização das provas, no caso do ensino fundamental. Para aqueles que desejam o certificado do ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais para ter acesso ao documento de certificação. 

Após concluírem o Encceja, muitas pessoas se perguntam como ter acesso aos certificados. Portanto, confira a seguir como realizar este procedimento!

Procedimento para pegar o certificado do Encceja é bastante simples. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é necessário para pegar o certificado do Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) se caracteriza enquanto uma importante oportunidade para os jovens e os adultos que não tiveram acesso ao ensino escolar completo. Por meio do exame, esse público consegue ter acesso a certificação de conclusão tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. 

A prova, que é aplicada todos os anos, funciona como uma alternativa para as pessoas que desejam aprimorar o seu currículo e ainda encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho ou no ensino superior. No entanto, uma dúvida bastante comum entre os candidatos é a respeito do certificado de conclusão dos estudos e o histórico escolar. 

De acordo com as informações divulgadas por parte da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, as pessoas que fazem o Encceja não têm acesso a um histórico escolar. Dessa forma, os candidatos que atingirem a pontuação precisa na prova vão ter  direito somente a um certificado de conclusão do nível de ensino da instituição. 

Na prática, isso quer dizer que o certificado do Encceja vai substituir o histórico escolar. Para ter acesso ao documento em questão, em primeiro lugar, é necessário ter sido aprovado no exame. Após este processo, basta solicitar o documento em uma Secretaria Estadual de Educação ou então em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Confira também: Encceja 2023: curso GRATUITO prepara estudantes para o exame; saiba como participar

Como solicitar o certificado do Encceja?

Depois de ser realizada a divulgação do resultado do Encceja, é necessário que o participante procure as secretarias estaduais de educação ou institutos federais da sua região. Neste procedimento, é necessário levar o documento de identificação com foto e ainda o número de inscrição no Encceja, para que seja possível ter acesso a pontuação localizada pelos emissores dos certificados e também das declarações de proficiência. 

Vale ressaltar que nem todos os institutos federais podem emitir a certificação do Encceja, por isso, é importante procurar pelo documento nas páginas oficiais dos IFs para saber quais são os que recebem as solicitações dos diplomas e das declarações de proficiência. 

Saiba mais: Governo divulga mudanças SURPREENDENTES no Encceja: conheça as novas regras