Notícias

Patrão ATRASOU sua rescisão? Saiba quais são os seus direitos!

O processo de rescisão de contrato de trabalho é um momento crucial na vida de um trabalhador. O empregador tem a obrigação de efetuar o pagamento da rescisão em até 10 dias após o término do contrato. No entanto, nem sempre isso acontece no prazo estabelecido. Portanto, nesse artigo, vamos abordar como receber a multa por atraso na rescisão de forma legal. Tudo de acordo com a legislação trabalhista brasileira.

Como receber a multa por atraso na rescisão de forma legal. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como receber a multa por atraso na rescisão de forma legal

Conforme estabelecido na legislação trabalhista, o empregador tem um prazo de 10 dias após a data de rescisão do contrato para efetuar o pagamento da rescisão e entregar os documentos necessários. Entre esses documentos especialmente aqueles relacionados ao saque do FGTS e ao seguro-desemprego.

Então, vamos supor que o empregador dispensou o trabalhador no dia 10. Isso significa que o pagamento da rescisão e a entrega dos documentos devem ocorrer até o dia 20. Essa mesma regra se aplica para a entrega dos documentos, pois eles são essenciais para que o empregado possa dar entrada no seguro-desemprego e acessar o FGTS.

No entanto, caso o empregador não cumpra esse prazo estabelecido, então, o trabalhador não fica desamparado. Ou seja, a legislação trabalhista prevê consequências para atrasos no pagamento e na entrega dos documentos. Assim, de acordo com o artigo 477, parágrafo 8º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o atraso gera o direito à multa.

Dessa forma, essa multa tem um valor equivalente a um salário do empregado e não é uma mera formalidade. A lei é clara quanto a esse direito do trabalhador.

Veja também: Fui demitido, mas será que recebi o valor certo? Saiba COMO CALCULAR a rescisão

A Realidade dos Atrasos

Na prática, é comum que ocorram atrasos no pagamento da rescisão e na entrega dos documentos. No entanto, muitos empregadores não pagam essa multa de forma voluntária, o que cria um desafio para o empregado que deseja receber o valor a que tem direito.

Assim, para receber a multa por atraso na rescisão, o empregado precisa seguir um procedimento específico. Em geral, ele deve entrar com um processo trabalhista requerendo a condenação do ex-empregador ao pagamento da multa.

Por isso, o processo trabalhista é a via legal que permite que o trabalhador reivindique seus direitos e nesse caso, o direito à multa por atraso na rescisão. Assim, um advogado especializado em direito do trabalho pode ser de grande ajuda nesse processo, ele vai te auxiliar a reunir a documentação necessária e a conduzir o caso de forma eficaz.

O atraso no pagamento da rescisão do trabalhador pode ter implicações sérias para a empresa. Além da multa prevista na CLT, a reputação da empresa pode ser prejudicada. 

Os trabalhadores descontentes podem compartilhar suas experiências negativas, afastando potenciais talentos e clientes. Além disso, a empresa pode enfrentar processos trabalhistas que consomem recursos financeiros e tempo. 

O impacto emocional nos funcionários também não deve ser subestimado, afetando o clima organizacional. Portanto, o cumprimento dos prazos legais de rescisão não é apenas uma obrigação legal, mas também uma medida sensata para manter a integridade da empresa e sua imagem no mercado. 

Veja também: Rescisão ou aniversário: qual saque do FGTS escolher? Entenda a diferença!

Paulo Cardoso

Graduação em Jornalismo pela PUC-RJ, com Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ. Especialização em Perícia Grafotécnica, mais de 20 anos de experiência. Cobertura de Copa do Mundo, Olimpíadas, Carnaval, eleições, como redator de campanha de deputado federal, entretenimento e crítico de cinema. Trabalha atualmente como redator freelancer, ghostwiter e revisor de textos.

Compartilhe
Publicado por
Paulo Cardoso

Notícias recentes

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

2 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

11 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

12 horas atrás

Cometa RARO poderá ser visto em órbita após 69 ANOS: saiba como assistir!

Os amantes de astronomia ficarão felizes com o cometa que vai retornar à órbita da…

13 horas atrás

É possível REVERTER o cancelamento do Bolsa Família? Faça ESTES passos para voltar a receber

O cancelamento do Bolsa Família pode chegar para qualquer beneficiário, mas é possível reverter essa…

14 horas atrás

Licença-maternidade vai MUDAR: possibilidade de ampliação de prazo é REAL!

A licença-maternidade possui regras restritas atualmente, mas elas podem mudar para favoreceer as mães que…

15 horas atrás