Passo a passo para falar com o INSS: tire todas as suas dúvidas diretamente com o Instituto
O INSS prepara mudanças na maneira de se comunicar com o púbico. Confira no texto abaixo.
O sistema de proteção social brasileiro abrange segurança social, que concede prestações pecuniárias em caso de incapacidade para o trabalho por doença, acidente, invalidez, velhice, morte, perda involuntária de emprego, maternidade ou prisão, bem como prestações familiares.
A previdência social é financiada por contribuições de empregadores, empregados, autônomos e segurados voluntários; colocados sob a tutela do ministério responsável pela proteção social, é gerido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O contato com o INSS não é tão difícil como se imagina.

A intenção é facilitar
Saiu notícia no Diário Oficial da União alguns dias atrás a comunicação para o edital para imediata contratação de companhia privada que viabilizará a completa gratuidade das ligações feitas para a Central 135 do INSS vem de smartphones.
Outrossim, hoje em dia são gratuitas apenas as ligações telefônicas feitas por número fixo. O cidadão que liga para o 135 de um número celular, paga infelizmente pelo preço de uma ligação local. A intenção do Instituto Nacional de Seguridade Social é que essas ligações também sejam gratuitas.
A Central de atendimento 135 teve em sua criação o espírito de facilitação, com o propósito claro de aumentar muito o acesso da população brasileira aos serviços do INSS através de um canal direto de atendimento através do telefone. Hoje em dia ela conta com três centrais em funcionamento pleno: Salvador, Caruaru e Recife. Elas reúnem no momento pouco mais de 5.600 profissionais entre colaboradores contratados e servidores concursados do INSS.
Até o mês de setembro de 2022, já se atenderam impressionantes mais de 30 milhões de chamadas telefônicas. O 135 trabalha de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Veja também: SENAI abre vagas gratuitas em cursos de eletricista, confeiteiro e RH; saiba como se inscrever
Medida deve facilitar ainda mais o contato com o INSS
A saber: o valor máximo que se estima da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor se reduza durante a licitação. Além disso, como similarmente previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente se utilizar na franquia contratada.
A medida pretende chegar a 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. Durante este período, surgiram dados que dão conta de que cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone móvel. A previsão com que e trabalha é que o novo serviço gratuito esteja disponível entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.
A saber: em outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve o menor estoque de papéis de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos: 976 mil pedidos aguardam análise. Em conclusão, atualmente, a média de processos concluídos (requerimentos finalizados com ou sem concessão) chega a 630 mil por mês – 70% a mais do que os 462 mil novos requerimentos que, em média, chegam mensalmente à autarquia.
Veja também: Precisando entrar em CONTATO com o INSS? Faça isso usando apenas o seu celular!