Passo a passo para consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja se você recebe no primeiro lote

Milhões de cidadãos brasileiros irão declarar o Imposto de Renda nesse ano. Se você faz parte deste grupo de pessoas, aprenda a consultar detalhes sobre a sua restituição.

Quem já é contribuinte da Receita Federal, com certeza já deve saber que o prazo final para enviar a declaração do Imposto de Renda já está chegando ao fim. Para esse ano, a estimativa da Receita é que por volta de 40 milhões de cidadãos brasileiros façam parte da declaração do Imposto de Renda 2023.

E com fim do período para declaração do tributo se aproximando, o início dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda está cada vez mais próximo. Se você é um contribuinte apto a receber os valores da restituição, fique bastante esperto! Fique de olho nas datas, e saiba como consultar sua restituição.

Confira o passo a passo! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando acaba o prazo para declarar o Imposto de Renda?

A maior parcela da população brasileira, com certeza já deve ter bastante familiaridade com o termo “Imposto de Renda”. Entretanto, não é incomum que muitas pessoas ainda não entendam muito bem o propósito do tributo mais famoso do Brasil. Se esse também for o seu caso, não se preocupe! O conceito do Imposto de Renda é muito mais simples que algumas pessoas possam imaginar. Sendo assim, vamos a algumas explicações.

O Imposto de Renda, é um tributo cuja cobrança acontece por todo o mundo. Entretanto, de forma um tanto quanto óbvia, cada país possui as suas próprias regras e especificidades quanto a este imposto. Aqui no Brasil, a cobrança do Imposto de Renda é feita todos os anos pela Receita Federal. Através das declarações deste tributo, a Receita consegue identificar potenciais criminosos fiscais e puni-los. Ademais, no nosso país o Imposto de Renda também serve para arrecadar valores para os cofres públicos.

E para o ano de 2023, os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda devem estar de olhos bem abertos! A data final para o envio das documentações corretar para a Receita Federal, está cada vez mais próxima. E como já deve ser de conhecimento geral, enviar a declaração após o prazo pode trazer consequências negativas. Dito isso, brasileiros tem até o dia 31 de maio para enviarem suas declarações.

Veja também: Confira consequências para quem NÃO declarar o Imposto de Renda em 2023

Aprenda a consultar sua restituição

E quem já declara o Imposto de Renda há muito tempo, já deve saber a respeito da existência da restituição do tributo. A restituição, claro, é uma forma de devolução do Imposto de Renda. Ou seja, contribuintes que declararam mais renda do que era previamente necessário, têm direito a receber parte dos valores desembolsados por eles durante a declaração do Imposto de Renda.

Para 2023, o primeiro lote de pagamentos da restituição já tem data definida: dia 31 de maio. Ademais, as próximas parcelas devem ser pagas do dia 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto. Por fim, o último depósito da restituição será pago no dia 29 de setembro.

Mas, se você ainda não faz ideia de quando deve receber a sua restituição, ainda existe uma maneira de descobrir isso. Então, para consultar detalhes a respeito da sua restituição basta seguir os seguintes passos. Primeiramente, visite o portal Meu Imposto de Renda (curtlink.com/zrEHy). Em seguida, selecione a opção “Consultar a Restituição”. E prontinho!

Veja também: Sou MOTORISTA de aplicativo, também preciso DECLARAR o Imposto de Renda?