PASSO a PASSO para AUMENTAR o VALOR da APOSENTADORIA do INSS em 2021: 5 DICAS que você PODE TER DIREITO e NÃO SABE!

Atualizado Hoje!

PASSO a PASSO para AUMENTAR o VALOR da APOSENTADORIA do INSS em 2021: Saiba como melhorar a sua aposentadoria ou pensão do Instituto Nacional do Seguro Social!

Você sabia que nesse ano é possível melhorar os pagamentos do seu benefício? Isso pode ser feito através de um passo a passo para aumentar o valor da aposentadoria do INSS em 2021 ou usando dicas específicas para o seu tipo de benefício. 

Para ajudar quem está precisando de um aumento, selecionamos algumas informações que podem ser valiosas para você e seus familiares. Confira todos os detalhes e saiba como mudar os seus rendimentos de forma definitiva neste ano! 

PASSO a PASSO para AUMENTAR o VALOR da APOSENTADORIA do INSS em 2021
Imagem: Divulgação

Aumentar Pagamento Aposentadoria INSS 2021

A primeira grande dúvida de milhares de beneficiários é a seguinte: é possível aumentar a minha aposentadoria do INSS em 2021? A boa notícia é que sim! Mas para isso é necessário entender exatamente o que você pode ter feito para receber menos. 

Com a facilidade de acesso ao Meu INSS, portal e aplicativo oficial da Previdência Social, muitos beneficiários estão fazendo os pedidos de benefícios sozinhos. Isso, porém, não é o mais indicado por especialistas. 

Em resumo, para conseguir os melhores benefícios do INSS é importante que você tenha acompanhamento de um profissional especializado. Existem muitos advogados e consultores de direito previdenciário que podem lhe ajudar neste sentido, por isso sempre procure alguém com experiência na área. 

Como aumentar Aposentadoria INSS 2021

Se você já fez o seu pedido sem consulta e está recebendo os valores, tudo bem. Agora é hora de saber como aumentar a aposentadoria do INSS ou pensão que você recebe. Para isso, vamos separar tópicos com dicas que poderão ser muito valiosas. 

Confira algumas explicações do porquê de receber menos:

  • 1ª Dica: Aposentadoria com atividade especial

Um fator que faz com que muitas pessoas tenham um valor reduzido de pagamento é o previdenciário. Principalmente antes da Reforma da Previdência, detalhes como tempo de contribuição e idade eram essenciais na hora de determinar o valor. 

Por isso, se você exerceu profissões que exigiam exposição à agentes nocivos à saúde, pode entrar com um pedido de aposentadoria por atividade especial. Esse é um tipo de pagamento por insalubridade ou periculosidade que pode garantir um percentual de até 20% a mais (para mulheres) e 40% (homens). 

  • 2ª Dica: Período de Contribuição no CNIS

É necessário ter atenção com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Essa é a base de dados do Instituto Nacional do Seguro Social para verificar informações sobre vínculos empregatícios e contribuições dos trabalhadores. 

Por isso é importante que TODOS os dados de admissões e rescisões em contratos trabalhistas estejam disponíveis com o CNIS atualizado. Isso vai garantir que os trabalhadores recebam os pagamentos integrais. 

  • 3ª Dica: Tempo como trabalhador rural 

Muitas pessoas também não sabem, mas os trabalhadores rurais que exerceram atividade como regime de economia familiar também podem pedir a inclusão do serviço no tempo de contribuição. Ou seja, os trabalhos indispensáveis para subsistência e desenvolvimento da família valem para aumento. 

  • 4ª Dica: Revisão da Vida Toda INSS

Uma das informações mais importantes é sobre a revisão da vida toda. Os segurados que se aposentaram depois de 29 de novembro de 1999 puderam fazer o cálculo da aposentadoria do INSS. 

Esse tipo de serviço serve para revisar o valor da aposentadoria do INSS com base em todas as contribuições feitas pelos segurados. Procure um especialista para se informar melhor sobre como funciona a revisão. 

  • 5ª Dica: Aposentadoria com grande invalidez 

Outro ponto importante que muitos não sabem ainda é sobre a aposentadoria com adicional por grande invalidez. Nesse caso, são aqueles aposentados que precisam de acompanhamento permanente de alguém para atividades diárias. 

Esse adicional de 25% na aposentadoria pode ser disponibilizado também através de auxílio-doença. 

Passo a passo para Aumentar Aposentadoria INSS 2021

Finalmente, vamos trazer um pequeno passo a passo para aumentar o valor da aposentadoria do INSS em 2021. Essas informações também valem, em geral, para quem recebe alguns tipos de pensão. 

O primeiro ponto importante é que existem diferentes tipos de revisão de aposentadoria em 2021. Entre as principais, estão:

  • Revisão do teto; 
  • Revisão do buraco negro INSS; 
  • Avaliação e revisão da vida toda; 
  • Erro de cálculo para quem teve dois empregos; 
  • Período insalubre. 

Por fim e não menos importante, confira a seguir como fazer o pedido de revisão para aumentar o pagamento do INSS:

  • Você pode fazer a solicitação na Justiça depois de ter feito o pedido de revisão no INSS
  • Isso é feito diretamente pela internet ou telefone (desde 2019 não existe atendimento presencial para esses casos): pelo site do Meu INSS, aplicativo ou pelo número 135;
  • Consulte um especialista para fazer a revisão de aposentadoria pelo Meu INSS para ter certeza de que vai solicitar corretamente; 
  • Se você já fez isso, agora pode procurar na Justiça (para valores atrasados de no máximo 60 salários mínimos) o pedido por Juizados Especiais Federais (JEFs); 
  • Nesse caso, NÃO é necessário ter advogado para entrar com ação de aposentadoria (apenas em caso de recurso é necessário); 
  • Para valores maiores de 60 salários mínimos é necessário entrar na Justiça Federal com representante legal. 

Conheça também as regras para aposentadoria de dona de casa pelo INSS: https://pronatec.pro.br/dona-de-casa-conheca-as-regras-do-inss-para-aposentadoria/

Publicado em: INSS
 

Leia Também