Dicas de estudo para quem não tem tempo de estudar e vai participar do Encceja em 2021

Atualizado Hoje!

Saiba como se preparar para a prova em menos de um mês: confira como se preparar para a prova do Encceja! 

Você quer terminar os estudos rapidamente mas não está conseguindo se preparar? Então podem ajudar algumas dicas de estudo para quem não tem tempo de estudar e vai participar do Encceja 2021

Confira como se preparar para a prova do Ensino Médio ou Fundamental rapidamente. Use as dicas para estudar usando seu tempo livre e conseguir as notas mínimas em todas as matérias. 

Dicas de estudo para quem não tem tempo de estudar e vai participar do Encceja em 2021
Dicas de estudo para quem não tem tempo de estudar e vai participar do Encceja em 2021. / Imagem: Divulgação.

Prova do Encceja 2021

Vamos começar falando de prazos: qual é a data da prova do Encceja 2021? Depois de ser remarcado duas vezes, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vai finalmente acontecer. 

O Encceja 2021 vai ser no dia 29 de agosto para mais de 1,6 milhão de brasileiros e brasileiras. Os exames vão acontecer nas duas modalidades de sempre: Ensino Fundamental e (o mais procurado) Encceja Ensino Médio. 

Mas quem ainda não começou a estudar para a prova, vai conseguir passar? Sim! Existem algumas dicas que podem facilitar a sua rotina e garantir uma boa preparação para o exame que acontece uma vez ao ano. 

Dicas de estudo para o Encceja 2021

Sem mais delongas, vamos finalmente às dicas de estudo para o Encceja 2021. Sempre lembrando: todas as dicas devem ser adaptadas para a sua realidade, isto é, para a prova que você vai fazer. 

Se você vai fazer a prova do Ensino Médio, pense nisso no momento dos estudos. Se você vai fazer do Fundamental, mantenha o foco sempre nos materiais de estudo para esse grupo. 

Confira o que especialistas estão trazendo como dicas para estudar rápido para o Encceja 2021:

  1. Entenda como funciona a prova do Encceja 2021

Só fazer a inscrição não é o suficiente. Você precisa saber exatamente como funciona a prova do Encceja 2021 para montar sua estratégia de estudos. O que isso quer dizer?

Que você precisa saber o número de questões que caem em cada matéria e ter ideia de quais disciplinas você possui mais dificuldade. Um exemplo: não vale a pena estudar muito tempo para filosofia e sociologia já que caem, no máximo, duas questões de cada matéria na prova. 

Use o seu tempo da melhor maneira possível e lembre que para tirar a nota mínima no Encceja 2021 você precisa alcançar metade da nota. Ou seja, 100 (de 200) nas provas regulares e 5 (de 10) na redação. 

  1. Faça simulados do Encceja 2021

Se você tem pouco tempo para se preparar, use uma parte do seu tempo livre nos fins de semana, por exemplo, para fazer simulados do Encceja 2021

Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de prova preparatória de forma gratuita. Hoje em dia existem, inclusive, aplicativos de simulados do Encceja 2021 (nas lojas para Android e iOS). 

  1. Aproveite as apostilas do Encceja 2021

Por fim, essa é a principal dica: use todas as apostilas do Encceja 2021 que estiverem perto de você. E para isso você pode contar com os materiais de estudo do Inep que são totalmente gratuitos. 

Os materiais de estudo do Encceja estão disponíveis no próprio site oficial do Inep com Gov BR. 

Para baixar as apostilas do Encceja 2021 confira todos os detalhes sobre o material no site:

https://pronatec.pro.br/fazer-encceja-2021/

 

Leia Também