Governo federal anuncia DESBLOQUEIOS do Bolsa Família e pagamento de parcelas RETROATIVAS!

Famílias que tiveram a parcela de abril bloqueada, mas fizeram a atualização do cadastro, podem receber o Bolsa Família retroativo a partir de maio.

O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou recentemente o cronograma de desbloqueios do Bolsa Família para cerca de 1,2 milhão de famílias que tiveram o benefício suspenso por falta de atualização do cadastro. Essa nova convocação do Governo Federal tem como objetivo tirar do programa as pessoas que estejam recebendo indevidamente o benefício.

Existem milhões de cadastros de “família unipessoal” e, na verdade, esses beneficiários moram com outras pessoas.

Bolsa Família pode ser bloqueado para aqueles que não atualizaram cadastro
Bolsa Família pode ser bloqueado para aqueles que não atualizaram cadastro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bolsa Família pode ser bloqueado para aqueles que não atualizaram cadastro

A atualização do cadastro dessas famílias é essencial para que elas possam voltar a receber o benefício do Bolsa Família. O prazo para atualização vai até o dia 16 de junho e a partir daí o MDS fará o desbloqueio automático dos benefícios, de acordo com o cronograma divulgado. Se não houver mais nenhuma pendência, as famílias com a parcela bloqueada de abril poderão receber nos meses subsequentes.

É importante destacar que as famílias que tiveram o Bolsa Família bloqueado em abril e que não compareceram no prazo para atualizar seus dados terão o benefício cancelado em julho. Por isso, é fundamental que as famílias que tiveram o benefício bloqueado procurem um CRAS ou setor do Cadúnico o mais rápido possível para atualizar seus dados.

O processo de atualização do cadastro, que envolve a apresentação de documentos pessoais e a assinatura de um termo de declaração afirmando que não vive com mais ninguém na mesma residência, pode levar em média de 30 a 45 dias para que o benefício seja desbloqueado após a atualização.

É importante destacar que o Bolsa Família é um programa fundamental para a redução da pobreza e da desigualdade social no país. Ele beneficia milhões de famílias em situação de vulnerabilidade e é uma das principais políticas públicas de combate à fome e à miséria. Por isso, é fundamental que o governo adote medidas para aprimorar o programa e garantir que ele chegue às pessoas que mais precisam.

Veja também: Inscritos no Bolsa Família estão ASSUSTADOS com notícia sobre benefício

Benefício será liberado em maio

No entanto, é importante também que as famílias beneficiárias do programa estejam atentas às regras e atualizem seus dados regularmente para que possam continuar recebendo o benefício. Além disso, é fundamental que o governo adote políticas públicas que possam garantir a geração de emprego e renda para essas famílias, para que elas possam se tornar independentes e sair da condição de vulnerabilidade social.

Segundo o MDS, o benefício de maio são para as famílias que atualizaram cadastro entre 11 de março e 28 de abril. Seguem as datas:

  • 18/05 – depósito com NIS final 1;
  • 19/05 – depósito com NIS final 2;
  • 22/05 – depósito com NIS final 3;
  • 23/05 – depósito com NIS final 4;
  • 24/05 – depósito com NIS final 5;
  • 25/05 – depósito com NIS final 6;
  • 26/05 – depósito com NIS final 7;
  • 29/05 – depósito com NIS final 8;
  • 30/05 – depósito com NIS final 9;
  • 31/05 – depósito com NIS final 0;

Para receber o Bolsa Família é fundamental que os beneficiários estejam atentos às regras e atualizem seus dados regularmente para que possam continuar recebendo o benefício. Além disso, é importante que o governo adote políticas públicas que garantam a geração de emprego e renda para essas famílias. Somente fazendo isso elas poderão se tornar independentes e sair da condição de vulnerabilidade social.

Veja também: URGENTE: Bolsa Família e auxílio-gás podem ser ALTERADOS, confira!

Links úteis

Consulta ao CADÚNICO: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/index.php

Aplicativo CADÚNICO

  • Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meucadunico&hl=pt_BR&gl=US
  • Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/cadastro-%C3%BAnico/id1605659516

Postos de Atendimento presenciais do CADÚNICO: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/posto-atendimento