Governo AUTORIZOU a possibilidade de PARCELAR compras via PIX? Entenda a possibilidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que está a possibilidade de oferecer o parcelamento de compras via Pix.
O Pix consiste em um modo de transferência bancária que funciona de forma eletrônica e instantânea feito em real brasileiro, sendo oferecido pelo Banco Central do Brasil para as pessoas físicas e pessoas jurídicas.
A ferramenta funciona por 24h ininterruptas e é o meio de pagamento mais recente do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Desde seu lançamento, o meio de pagamento é um dos mais utilizados entre os brasileiros. Apenas dois anos depois de ser lançado, o Pix já contava com 523,2 milhões de chaves cadastradas e 26 bilhões de transações.
Recentemente, muitas pessoas tem se perguntando se é possível realizar transferências através do Pix de forma parcelada. Portanto, confira a seguir o que o governo decidiu a respeito do assunto.

Possibilidade de parcelar compra por Pix
Na última terça-feira (4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que ocorreu uma conversa entre ele e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a respeito da possibilidade de realizar parcelamentos de operações realizadas no débito por meio do Pix.
A discussão a respeito desta possibilidade aconteceu na última segunda-feira (3) por meio de uma reunião que ocorreu no Ministério da Fazenda. Fernando Haddad revelou ainda que outros assuntos também foram tratados durante a conversa.
Para Haddad, a possibilidade de que os brasileiros consigam realizar pagamentos parcelados por meio do Pix pode melhorar as condições de crédito no país. Segundo o ministro “Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país.
Diante disso, o Banco Central deve fazer análises e estudos sobre a inclusão do sistema Pix como forma de parcelamento de compras. No entanto, ainda não há uma data concreta para que isso aconteça.
Confira também: Nubank está ‘REVOLUCIONANDO’ o PIX: conheça a mais nova ferramenta para os usuários da fintech
Inovações no Pix
Após dois anos do seu lançamento, o Pix passou por algumas inovações para aprimorar o seu uso para os usuários. Entre elas, o Pix Saque, que permite que os consumidores saquem dinheiro em estabelecimentos comerciais.
Além disso, a outra possibilidade é o Pix Troco, que também possibilita que o saque seja feito, mas se encontra associado a uma compra ou à prestação de um serviço específico.
Atualmente, o Banco Centra afirma que está estudando a possibilidade de promover outras inovações, como o Pix em operações internacionais e também a respeito de pagamentos por aprimoraram utilizando apenas o Pix.
Algumas instituições financeiras já possibilitam que os usuários realizem transferências via Pix por meio do cartão de crédito, ou seja, é possível parcelar o dinheiro que é enviado para outra pessoa por meio do seu cartão de crédito. Essa novidade facilitou bastante a vida dos brasileiros, pois nem sempre se tem dinheiro em conta para enviar uma transferência.
Vale ressaltar ainda que para fazer transferência via cartão de crédito é preciso ter limite.
Saiba mais: Comunicado IMPORTANTÍSSIMO para todos os brasileiros que fazem transferências via PIX