Parcela do Bolsa Família será ANTECIPADA para estes grupos; saiba mais

Algumas determinadas pessoas vão receber seu benefício com antecipação. Leia nossa matéria e saiba quais são.

Em primeiro lugar, os pagamentos de janeiro aos mais de 21 milhões de beneficiários do programa Auxílio Brasil, que continuará sendo Bolsa Família em março, começaram nesta semana e serão feitos nos últimos dez dias úteis do primeiro mês de 2023, conforme calendário oficial. emitido pelo antigo Ministério da Cidadania que doravante se chama Ministério do Desenvolvimento Social no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em segundo lugar, na prática, dois grupos de beneficiários devem receber no dia seguinte à sexta-feira, mesmo que o calendário oficial já divulgado não preveja pagamentos no sábado, que não é considerado dia útil. São famílias cujos pagamentos são planificados para as segundas-feiras, que por peculiaridades do cronograma de repasse, receberão os valores no sábado anterior à data marcada, ou seja, com dois dias de antecedência. Mais detalhes abaixo.

Parcela do Bolsa Família será ANTECIPADA para estes grupos; saiba mais
Dinheiro vem mais cedo – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cronograma alterado

Seja como for, os beneficiários do Auxílio Brasil, futuro Bolsa Família, receberão NIS 4 no final do sábado, apesar de o pagamento estar previsto para o próxima segunda-feira (23). O mesmo adiantamento deve ser repetido no próximo sábado, dia 28, quando os beneficiários com NIF 9 também poderão adiantar o Auxílio Brasil com pagamentos previstos para o próxima segunda-feira, dia 30.

Beneficiários com NIS 4 final: pagamentos previstos para 23 de janeiro, mas recebidos no sábado, 21 de janeiro;
Os beneficiários finais do NIS 9 são: pagamentos previstos para 30 de janeiro, mas recebidos no sábado, 28 de janeiro.

A saber: Bolsa Família antecipado para dois grupos

Durante a consulta pública, a Caixa Econômica Federal informou que a antecipação de pagamentos aos sábados para as famílias do Auxílio Brasil não é novidade, pois já acontece desde o início do programa e deve continuar após a implantação do novo programa familiar da Caixa.

Assim, em janeiro, os bancos estatais confirmaram oficialmente a fraca previsão para esses dois dias. Normalmente, os pagamentos devem ser feitos pelos mesmos canais já aplicados, como aplicativo Caixa Tem, cartões de programa, agências da Caixa e lotéricas, por exemplo.

Para dúvidas e outras informações, a Caixa e o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizam o telefone 121 e o aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem.

Veja também: Comunicado IMPORTANTE para todos os brasileiros que vão declarar o Imposto de Renda em 2023

Calendário Bolsa Família janeiro 2023

Apesar da implementação futura do novo Bolsa Família, com efeito os pagamentos aos beneficiários do programa Auxílio Brasil devem ser feitos primordialmente, em geral, no mês de janeiro. Outrossim, isso de acordo com o final de cada número de inscrição social (NIS) e o calendário oficial já divulgado.

Todavia confira abaixo as datas de pagamento de cada grupo familiar:

1. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 1: 18 de janeiro;
2. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 2: 19 de janeiro;
3. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 3: 20 de janeiro;
4. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 4: 23 de janeiro;
5. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 5: 24 de janeiro;
6. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 6: 25 de janeiro;
7. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 7: 26 de janeiro;
8. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 8: 27 de janeiro;
9. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 9: 30 de janeiro;
10. Data de recebimento para beneficiários com NIS final 0: 31 de janeiro;

Segundo informações divulgadas pelo governo federal nesta semana, cerca de 21,9 milhões de famílias serão atendidas em janeiro por meio da expansão do Auxílio Brasil com mínimo de R$ 600, totalizando R$ 13,38 bilhões do governo federal, seja como for. O novo Bolsa Família não deve fazer suas primeiras transferências até maio, quando será lançado oficialmente.

Veja também: Antigo cartão do Bolsa Família vai funcionar no NOVO programa? E o cartão do Auxílio Brasil?