Para quem vale a pena antecipar o FGTS? É fácil?
Antecipação do FGTS é uma possibilidade interessante para muitos brasileiros! No entanto, antes de fazer isso, você deve tomar muito cuidado.
Antecipar o FGTS é uma prática já adotada por muitos brasileiros! Com essa modalidade de saque, os trabalhadores garantem a possibilidade de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço quando quiserem, mesmo fora das situações previstas em lei. Esse tipo de operação faz muito sucesso com os brasileiros que, por um motivo ou outro, precisam de dinheiro rápido e têm saldo disponível nas contas do benefício.
Nesse sentido, surge a dúvida: em quais situações vale a pena antecipar o FGTS? E, ainda mais importante: como fazer isso em 2023? No guia que vamos mostrar abaixo, você pode conferir todas as informações sobre o assunto, incluindo o funcionamento da operação financeira, as especificações que os solicitantes devem seguir, os perigos e muito mais. Leia com atenção antes de aderir à modalidade!

FGTS é um benefício da CLT
Antes de falar sobre a antecipação do FGTS, devemos traçar um panorama mais completo sobre a relação dos brasileiros com esse benefício.
O FGTS, como citamos anteriormente, quer dizer “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”. Trata-se de um dos benefícios mais importantes da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Em outras palavras, somente os trabalhadores formais, que prestam serviços sob o regime da CLT, têm direito aos pagamentos do FGTS.
O benefício, nesse sentido, não é recebido por microempreendedores individuais e trabalhadores autônomos em geral.
Veja também: Bolsa Família passa por MUDANÇAS e beneficiários são afetados; descubra o que foi ALTERADO
Quando é possível sacar o FGTS?
Todos os meses, os empregadores que contratam funcionários sob o regime da CLT revertem 8% do salário mensal dos colaboradores às contas do FGTS.
A partir daí, é criado um saldo que, eventualmente, pode ser sacado pelos beneficiários. No entanto, esse saque só pode ser realizado em um seleto rol de situações expressamente descrito na legislação do programa.
Com isso em mente, confira abaixo todas as possibilidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço:
- Demissão sem justa causa;
- Término do contrato de trabalho por prazo determinado;
- Rescisão de trabalho por falência ou falecimento do empregador;
- Rescisão do contrato de trabalho por decisão recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Necessidade pessoal (urgente e grave) relacionada a desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, somente em situações de emergência ou calamidade pública devidamente reconhecida pelo Governo Federal;
- Falecimento do trabalhador (nesse caso, o FGTS pode ser resgatado por herdeiros e dependentes);
- Doenças graves;
- Idade avançada (mais de 70 anos);
- Financiamento de imóvel.
- Saque-aniversário (é uma modalidade que, inclusive, deve acabar em breve).
Como funciona a antecipação do FGTS?
Ao antecipar o saque do FGTS, na verdade, você faz um empréstimo consignado que utiliza o benefício trabalhista como garantia de compensação. Para isso, é necessário aderir, primeiramente, à modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia.
No processo de antecipação, o saldo futuro do FGTS, que poderia ser sacado pelos beneficiários nos anos subsequentes, é completamente bloqueado. Afinal, o montante passa a ser utilizado como garantia para o empréstimo.
A antecipação do FGTS não é realizada pelo Governo Federal, mas sim pelas instituições bancárias credenciadas para oferecer esse tipo de operação. Veja abaixo alguns exemplos:
- Banco BMG;
- Banco do Brasil;
- Banco Inter;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- C6 Bank;
- Itaú Unibanco;
- Santander.
Quem pode antecipar o FGTS?
Para antecipar o FGTS, é claro, você precisa ter saldo disponível nas contas do Fundo de Garantia. Mas não é só isso! De acordo com o regulamento desta modalidade de empréstimo, os solicitantes devem cumprir diversos critérios para garantir os valores.
Abaixo, você pode conferir todos os requisitos para antecipar o FGTS e receber o valor na sua conta bancária:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter conta corrente na Caixa Econômica Federal;
- Aderir à modalidade de saque-aniversário do FGTS;
- Ter saldo suficiente nas contas do FGTS;
- Estar com o CPF em situação regular (não estar com o nome sujo).
Quanto ao valor da antecipação, o montante é diferente para cada solicitante. Portanto, não podemos estabelecer uma quantia sólida para quem deseja antecipar o FGTS.
Antecipar o FGTS é fácil? Como fazer isso?
Antecipar o FGTS é super fácil, e você pode fazer isso sem sair de casa! Basta aderir à modalidade de saque-aniversário do benefício e, em seguida, entrar em contato com a instituição bancária na qual será realizada a operação.
Para aderir ao saque-aniversário do FGTS, não há segredo: basta seguir o passo a passo que vamos mostrar abaixo:
- Baixe o aplicativo FGTS (disponível para celulares com o sistema operacional Android e aparelhos da Apple que utilizam o iOS);
- Faça login no aplicativo;
- Na tela inicial do app, escolha a opção “Saque-aniversário do FGTS”;
- Em seguida, clique em “Modalidade Saque-aniversário”;
- Desça até encontrar a opção “Alterar sistema de saque FGTS” e clique nela;
- Nesse momento, o aplicativo mostrará uma mensagem sobre a alteração do saque rescisão para o saque-aniversário;
- Confirme a operação;
- Nesse momento, a sua adesão ao saque-aniversário será confirmada;
- Retorne à página inicial do aplicativo;
- No menu do app, escolha a opção “Autorizar bancos a consultarem o seu FGTS”;
- Pronto! A partir daí, é só entrar em contato com a instituição bancária escolhida e seguir as orientações do atendente.
Veja também: Confira a situação ATUAL da marca de arroz que foi ARRANCADA dos mercados por risco à saúde
Para quem vale a pena antecipar o FGTS?
Por fim, temos a dúvida mais importante dos brasileiros: vale a pena antecipar o FGTS? A resposta pode ser mais complexa do que você imagina!
De antemão, podemos dizer que a operação de antecipação do FGTS só vale a pena para os brasileiros que precisam de dinheiro rápido por algum motivo urgente que não está entre as situações que listamos no segundo item.
Afinal de contas, ao antecipar o FGTS, você contrata um empréstimo que deve ser pago em tempo hábil. Quando este pagamento não é realizado, juros começam incidir sobre a operação, o que acaba gerando uma verdadeira bola de neve para os solicitantes.
“O empréstimo é algo momentâneo, paliativo, não é solucionador de problema. Então pegar dinheiro não resolve o problema, ele mitiga uma situação que eu preciso entender o que gerou, qual foi a causa daquela minha necessidade de utilizar a antecipação”, explica Cíntia Senna, especialista em planejamento financeiro, em um papo com a Folha de São Paulo.
Desse modo, muitas pessoas que antecipam o FGTS acabam contraindo dívidas e, em algumas situações, até mesmo ficando com o nome sujo.
Finalmente, ao antecipar o FGTS, você também perde o direito de sacar os valores completos em caso de demissão sem justa causa (e nas outras situações que listamos acima). Logo, optando por essa modalidade, você corre o risco de passar sufoco no futuro.
“Temos que ter cuidado para não trocar uma dívida de cartão, de cheque especial, e bloquear meu saque-aniversário e não resolver o problema da causa”, completa a expert.
Ainda tem dúvidas sobre a antecipação do FGTS? Solucione todas as questões no site oficial do benefício: http://www.fgts.gov.br/.