Afinal, posso guardar as panelas na geladeira ou NÃO?
Muitas pessoas acabam optando por guardar as panelas na geladeira ao invés de passar a comida para um pote, mas será que isso não é prejudicial? Entenda!
No dia a dia, algumas pessoas, por cansaço ou correria, acabam optando por guardar os alimentos prontos diretamente da panela na geladeira, sem antes passá-los para um pote. A ação pode parecer útil, visto que depois é só pegar e esquentar o alimento no fogão diretamente. Entretanto, pode haver alguns riscos no procedimento que afetam a saúde.
Nesse sentido, caso você esteja em dúvidas sobre os possíveis problemas que isso pode trazer e como armazenar corretamente sua comida na geladeira, continue acompanhando a matéria abaixo.

Então, posso guardar panelas na geladeira?
A princípio, é bom ir direto ao ponto: guardar alimentos que estão nas panelas direto na geladeira não é uma boa ideia. Na verdade, essa ação pode causar riscos de contaminação, com o passar do tempo, o que pode trazer sérios prejuízos. No caso, especialmente as panelas feitas de alumínio podem trazer maiores problemas, pois acumulam bactérias mesmo depois da lavagem.
Ou seja, quando você guarda suas panelas direto na geladeira, as bactérias presentes nos itens podem acabar se espalhando para os demais alimentos ali dentro, o que cria um ambiente perfeito para que microrganismos nocivos se proliferem. Com o tempo, esses alimentos se contaminam, o que pode gerar intoxicação alimentar.
Além disso, como dito anteriormente, as panelas de alumínio possuem um outro agravante, que é a contaminação pelo metal pesado. Em síntese, quanto mais tempo a comida passa em contato com esses itens, maiores as chances de liberação no metal naquilo que você for consumir, sendo que o alumínio é responsável por uma série de doenças, principalmente as neurológicas.
Veja também: Estes 5 alimentos devem ser abolidos da sua dieta!
Dicas para guardar alimentos na geladeira sem uso das panelas
Dito isso, muitas pessoas podem acabar em dúvida sobre quais alternativas são melhores para armazenar os alimentos, sem precisar utilizar as panelas. Confira abaixo algumas dicas importantes.
Use saquinhos virgens
Primeiramente, embora os saquinhos que você receba na feira sejam muito úteis para transportar os alimentos, eles não são a melhor opção quando o assunto é armazenamento na geladeira. Afinal de contas, eles já chegam cheios de microrganismos e bactérias que adquiriram da rua.
Por isso, uma excelente opção é utilizar saquinhos virgens que você comprou especificamente para isso, ou então os famosos ziplocks que, além de deixar o alimento limpo, ainda selam os itens e evitam que eles estraguem com mais rapidez.
Embale em papel toalha
Em seguida, outro ponto interessante é lavar bem as verduras e outros vegetais e embrulhá-los em papel toalha, antes de colocá-los em potes. Isso vai ajudar a mantê-los sequinhos, pois a umidade pode fazer com que estraguem rapidamente.
Utilize potes de vidro ou plástico herméticos
Por fim, a melhor prática possível para guardar os alimentos é colocá-los em potes, tanto de vidro quanto de plástico, que sejam herméticos. Preferencialmente, o material deve ser algum que possa ir à geladeira, sem riscos de contaminação cruzada ou de liberação de partículas que podem acabar causando doenças, no futuro.
Veja também: Abono natalino: pagamento é confirmado HOJE (08)? Saiba mais!