Pagar o INSS Atrasado

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Pagar o INSS Atrasado – Confira todos os detalhes e se você precisa ou não contribuir em atraso!

Pagar o INSS Atrasado – Muitas dúvidas permanecem sobre este tema, acompanhem a matéria e fique bem informado!

Muitas pessoas possuem essa mesma dúvida, é possível pagar o INSS atrasado para adiantar sua aposentadoria?  Bom, este é um tema bem polêmico. Não são todas pessoas que podem contribuir em atraso e também não é todo mundo que necessita contribuir desta forma.

Continue lendo esta matéria e conheça esses dois tipos de caso que acontecem, e fique por dentro de todos detalhes de como Pagar o INSS Atrasado, se realmente precisa fazer isso ou não.

Pagar o INSS Atrasado
Foto: Divulgação

Quem não precisa contribuir em atraso

Antes de fazer os cálculos dos juros, multas e efetuar o pagamento dos seus atrasados, o cidadão precisa saber quem não precisa contribuir em atraso o seu INSS.

Nem sempre a responsabilidade de pagar o INSS é sua. Em muitos casos o empregado não necessita pagar nenhum centavo para o INSS, basta comprovar que naquele período trabalhou  e o INSS irá considerar este tempo para sua aposentadoria.

Quem não precisa contribuir em atraso
Foto: Divulgação

Veja os casos que acontecem com frequência, e não necessitam de pagamentos atrasados do INSS:

  • – Trabalho rural antes de 1991;
  • – Trabalho prestado como contribuinte individual (autônomo) para uma Pessoa Jurídica;
  • – Emprego informal, sem registro em carteira.
  • – Se você trabalhou algum tempo nessas condições, nem perca tempo calculando o valor para recolher seu INSS em atraso. Ao invés disso, procure os documentos para contar este tempo sem precisar pagar nada.

Confira também que o INSS dará aumento de 25% para Aposentados!

Quem pode contribuir em atraso

Bom, agora que sabemos quem não precisa contribuir em atraso, vamos ao outro ponto, que é quem pode contribuir em atraso. O cidadão terá que preencher alguns requisitos, ou o tempo que ele efetuou o pagamento em atraso não vai contar para que possa se aposentar.

Veja os tipos de casos que podem pagar em atraso:

Contribuinte Facultativo – Neste caso o cidadão poderá pagar em atraso se sua guia não estiver em atraso maior do que seis meses. Nestas ocasiões, poderá fazer os cálculos do INSS de modo online, através da internet pelo site: http://bit.ly/2NYsR8X

Quem pode contribuir em atraso
Foto: Divulgação

Explicando, os contribuintes facultativos são aqueles que não trabalham, as realizam o pagamento do INSS para garantir o direito de obter o benefício previdenciária como o auxílio doença, aposentadoria e pensão por morte. Se passar os 6 meses entramos no próximo caso.

Contribuinte individual – Este tipo de contribuinte era o que foi chamado por muito tempo de autônomo, ele pratica uma atividade profissional remunerada por sua conta. Nestes casos, ele pode realizar a contribuição do INSS atrasado de qualquer ano.

Confira mais detalhes na página do INSS: https://www.inss.gov.br/

 

Leia Também