Pagamentos do Bolsa Família CONTINUARÃO no Caixa Tem em 2023?

Entenda como devem ficar os depósitos deste auxílio em 2023 e quem vai receber!

Esse é um momento de transição de governos e por isso muitas dúvidas estão surgindo sobre os pagamentos de benefícios sociais e trabalhistas. As questões são, principalmente, sobre o Auxílio Brasil que deve passar a se chamar Bolsa Família novamente. 

Afinal de contas, quem já recebe os valores hoje em dia vai seguir recebendo normalmente? Por onde serão feitos os depósitos? Confira as últimas informações e saiba como se preparar para receber os pagamentos a partir de janeiro de 2023. 

Bolsa Família no Caixa Tem
Confira todos os detalhes sobre como os pagamentos do Bolsa Família devem acontecer em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Cartão do Auxílio Brasil no Bolsa Família em 2023

Antes de mais nada, é importante falar sobre um dos principais mecanismos usados por beneficiários para mexer no dinheiro do programa. 

Foi confirmado que os beneficiários do Bolsa Família poderão usar o cartão do Auxílio Brasil normalmente. Ou seja, quem já recebeu esse documento poderá usá-lo normalmente. 

A saber, o governo de Jair Bolsonaro (PL) gastou milhões de reais para fazer esses cartões novos. Por isso, a intenção do Desenvolvimento Social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é facilitar o processo de recebimento. 

Não está fora de cogitação também a criação de novos cartões do Bolsa Família. Contudo, isso não deve acontecer imediatamente porque seriam gastos a mais em um Orçamento de 2023 que já está apertado. 

Veja também: Décimo terceiro salário do Auxílio Brasil AINDA vai ser pago?

Pagamentos do Bolsa Família em 2023

Falando em Orçamento, também estão confirmados os novos valores do benefício nesta transição entre Auxílio Brasil e Bolsa Família. 

Os pagamentos do Bolsa Família em 2023 vão continuar no valor mínimo definido atualmente. 

De imediato, os milhões de brasileiros vão receber pelo menos R$ 600. Além disso, foi confirmada a garantia de um adicional do Bolsa Família de R$ 150. 

Famílias que contam com crianças de até 6 anos de idade poderão vão receber esse extra. A intenção é justamente fazer pagamentos mais justos. 

Hoje em dia, uma família unipessoal (de uma pessoa) recebe o mesmo que uma com 4 ou 5 crianças. A intenção é melhorar a vida daqueles que contam, principalmente, com crianças pequenas. 

Depósitos do Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Por fim, outra questão que não deve ser alterada neste momento é a forma com que o dinheiro é distribuído para as famílias. 

Ou seja, os pagamentos do Bolsa Família devem acontecer pelo Caixa Tem normalmente. Isso significa que os beneficiários poderão seguir usando o aplicativo oficial para movimentar o dinheiro da forma que melhor entenderem. 

Essa é a previsão de especialistas, mas tudo precisa ser confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que será comandado pelo senador eleito Wellington Dias (PT). 

Ainda assim, os beneficiários podem ficar tranquilos já que não há indicativos de que haverão grandes mudanças. Novidades operacionais podem acontecer com o tempo, mas imediatamente tudo deve se manter da mesma forma. Isto é, quem recebe pelo cartão do Auxílio Brasil segue recebendo; quem usa o Caixa Tem também deve seguir usando regularmente. 

Veja também: É possível receber o Bolsa Família e o Auxílio Brasil JUNTOS?