Pagamento Segunda Parcela do 13º para Aposentados e Pensionistas



Pagamento Segunda Parcela do 13º para Aposentados e Pensionistas – Confira todos os detalhes sobre como está funcionando essa etapa do benefício!

Esse é um momento do ano em que muitas dúvidas estão surgindo sobre os principais benefícios disponíveis em todo o Brasil. Por isso é importante estar sempre atento para detalhes como o pagamento da Segunda Parcela do 13º para Aposentados e Pensionistas

Nesse caso específico estão sendo pagos valores ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse é o órgão que garante a tranquilidade de trabalhadores e trabalhadoras bem como aposentados, pessoas com deficiência e outros públicos. 

Entenda a seguir como está acontecendo no caso específico de aposentados e pensionistas. Confira, fique informado e divulgue com familiares, vizinhos e amigos que possam estar aguardando os valores. 

Pagamento Segunda Parcela do 13º para Aposentados e Pensionistas
Imagem: Divulgação

Segunda Parcela 13º 

Foram divulgadas mais informações sobre a segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas. O Instituto Nacional do Seguro Social que é o sistema público voltado para trabalhadores do setor privado, já está com data definida para repassar os valores. 

Renda Cidadã: Cadastro vai garantir Benefício de até R$ 240!

De acordo com o Ministério da Economia, o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas começará no próximo dia 25 de maio (segunda-feira). Nessa parcela específica é onde surge o desconto do Imposto de Renda (IR). 

A primeira parcela do 13º já foi paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Para quem ainda não sabe, essa antecipação do benefício surgiu como medida para enfrentar os problemas econômicos graças à pandemia do novo coronavírus. 

Segunda Parcela 13º Como Funciona

E como funciona a segunda parcela do 13º para pensionistas e aposentados? De acordo com o próprio governo serão quase 31 milhões de beneficiários recebendo essa parte do benefício. Isso gira em torno dos R$ 23,8 bilhões. 

Mas e quem pode receber o 13º adiantado agora? Esses são valores voltados para quem recebeu algum benefício previdenciário. São eles:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte; 
  • Auxílio-reclusão;
  • Benefício de auxílio-acidente. 

Ainda de acordo com o Ministério da Economia, caso aconteça da cessação do benefício – previsto para antes de 31 de dezembro de 2020 – será pago um valor proporcional do abono anual para o beneficiário.

Calendário Segunda Parcela 13º

Por fim, para facilitar o pagamento e o recebimento foi definido um calendário da segunda parcela do 13º. Essas datas dos depósitos estão disponíveis de acordo com os valores que recebem os beneficiários. 

Portanto, quem recebe um salário mínimo deverá ter a segunda parcela do décimo terceiro entre os dias 25 de maio e 05 de junho (sempre de acordo com o número final do seu cadastro). 

Já quem recebe mais de um salário mínimo deverá ter o pagamento depositados entre os dias 1º e 5 de junho de 2020. Por isso é importante ficar atento para as datas do pagamento da segunda parcela do 13º

Confira também detalhes sobre o Auxílio Emergencial, PIS/Pasep, INSS, FGTS e mais: https://pronatec.pro.br/auxilio-emergencial-pis-pasep-inss-e-fgts/

 

Leia Também