Pagamento do IPVA 2022 com Cartão de Crédito: Estado está aceitando a forma de pagamento – Veja os prazos e vencimentos
O imposto é obrigatório em todo país. Quem não efetuar o pagamento pode sofrer várias sanções e ter o veículo apreendido.
Janeiro é o mês de pagar várias contas e impostos. Para quem tem carro é obrigatório pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. O tributo é cobrado anualmente e há a opção de parcelar ou pagar à vista. A maioria dos proprietários escolhe a segunda opção.
- Publicidade -
O IPVA apresenta uma alíquota que varia conforme o modelo e a o ano de fabricação do veículo. A depender do estado em que o veículo esteja cadastrado, o valor da alíquota pode ser maior ou menor.
As condições de pagamento também variam de acordo com o estado, sendo que em alguns dão descontos para quem paga a parcela única. Já para quem pretende parcelar o imposto, o pode fazê-lo em três e seis prestações.
Quem não pagar ou atrasar o IPVA pode sofrer várias sanções. O contribuinte pode ser impedido de renovar o licenciamento do veículo, pagar multa e o nome pode ser negativado. Além disso, o carro pode ser apreendido por falta de licenciamento. Por isso, é melhor pagar o imposto.

- Publicidade -
Qual o valor do imposto em 2022?
Anualmente, os valores do IPVA são corrigidos, levando em consideração as seguintes características do veículo.
- Ano de fabricação;
- Porte;
- Localização;
- Modelo de veículo.
IPVA na Paraíba
- Publicidade -
No estado da Paraíba, os motoristas podem parcelar o IPVA por meio do cartão de crédito. É uma facilidade a mais para os contribuintes ficarem quites com o imposto. Mas não é só isso. Quem tem débito também pode parcelar o IPVA vencido na modalidade.
Vale também: RJ libera guia do IPVA 2022: Veja o prazo para quitar integral ou a 1ª parcela
Como serão os pagamentos por cartão de crédito?
Quem escolher parcelar o IPVA no cartão de crédito deve fazer a negociação com a autorizada CredPay. Porém, todos os pagamentos devem ser feitos por meio de um link disponibilizado no site da Sefaz-PB. O link aparece após a solicitação de crédito.
- Publicidade -
Nenhum contribuinte receberá boletos em suas residências nem correspondências. Tudo será on-line, alerta o governo da Paraíba.
Já para quem vai optar pelo pagamento convencional, lembre-se que as guias serão emitidas pelo portal da Sefaz-PB. Já no cartão de crédito, o proprietário do veículo terá o código de barras.
Para quem tem carro com placa final 1, o pagamento do IPVA pode ser realizado até o dia 31 de janeiro. Para conferir o calendário, o motorista deve acessar o site da Sefaz https://www.sefaz.pb.gov.br/
Veja também: Descontos no IPVA e IPTU em 2022: Prazo para abatimento encerra em janeiro – Veja quem tem direito
- Publicidade -