PAGAMENTO do BPC e o Bolsa Família a partir de FEVEREIRO: Beneficiários podem RECEBER os 2 JUNTOS?

Atualizado Hoje!

PAGAMENTO do BPC e o Bolsa Família a partir de FEVEREIRO: Veja quando vão ser feitos os pagamentos do BPC e se você pode receber o benefício junto o Bolsa Família!

Esse início de ano está sendo muito movimentado para milhões de beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Estão confirmados, por exemplo, os novos pagamentos do BPC e Bolsa Família a partir de fevereiro!

Vamos aproveitar esse momento para falar tirar uma dúvida que é de muitos brasileiros que procuram os melhores benefícios para a sua família. Saiba se você pode receber os dois programas simultaneamente e entende como melhorar os rendimentos para você ou para seus parentes. Confira!

PAGAMENTO do BPC e o Bolsa Família a partir de FEVEREIRO
Imagem: Divulgação

Novas Regras do BPC 2021

Muita atenção: entraram em vigor as novas regras do BPC 2021. Quem está pensando em fazer o cadastro para receber esses pagamentos deve ficar atento para saber se está dentro de todos os pré-requisitos. 

O primeiro ponto importante é lembrar que o Benefício de Prestação Continuada é garantido através da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Ou seja, por lei, milhões de brasileiros podem receber um salário mínimo caso estejam de acordo com os requisitos fundamentais. 

E quem pode receber o BPC em 2021? Os valores são disponibilizados para idoso acima de 65 anos e pessoas com algum tipo de deficiência (de qualquer idade). Os pagamentos são feitos para o Instituto Nacional do Seguro Social. 

Importante: o BPC é um benefício de caráter assistencial. Isso pode parecer só um detalhe, mas faz toda a diferença. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o BPC não é uma aposentadoria, mas sim um pagamento no mesmo estilo voltado para quem nunca contribuiu. 

Receber BPC e Bolsa Família juntos em 2021

A grande dúvida de muitos brasileiros hoje em dia é se pode receber o BPC e o Bolsa Família ao mesmo tempo em 2021. Como foi dito anteriormente, esse é um pagamento que possui um caráter equivalente a outros do INSS. 

Ou seja, é proibido receber o BPC e aposentadoria juntos ou então o BPC e algum tipo de pensão. Os beneficiários que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social podem receber apenas um tipo de pagamento dessa autarquia. 

A boa notícia, portanto, é que você pode receber o Bolsa Família e o BPC juntos. Isso porque o Bolsa Família não é de caráter assistencial, mas sim um programa de renda fixo, diferente do Benefício de Prestação Continuada. 

Mas para receber os dois é necessário estar de acordo com os pré-requisitos de ambos os programas – que são diferentes.

Pagamento BPC e Bolsa Família em Fevereiro 

Por isso, é hora de ficar atento para o pagamento do BPC e do Bolsa Família em fevereiro. Ambos os benefícios vão ser disponibilizados normalmente e já possuem datas de depósitos com calendários oficiais. 

O BPC é disponibilizado junto com o calendário de benefícios do INSS 2021. Os depósitos deste mês começam a ser disponibilizados já no dia 22, sempre de acordo com o número de inscrição. Confira:

calendário benefício INSS 2021

Finalmente, o calendário do Bolsa Família em fevereiro já começou! Desde o dia 11 estão sendo feitos os pagamentos de acordo com o número final do NIS dos beneficiários. Confira como ficou o cronograma deste mês:

calendário do Bolsa Família em fevereiro

Para conferir o calendário completo do Bolsa Família 2021, acesse: https://pronatec.pro.br/proximo-calendario-do-bolsa-familia-2021-com-novo-valor/

 

Leia Também