Pagamento do Abono Anual é antecipado: Veja o calendário das 2 parcelas do 13º do INSS…

Atualizado Hoje!

Pagamento do Abono Anual é antecipado: Veja como funciona esse benefício e como ficaram as datas para os depósitos que vão acontecer em duas parcelas!

Ótima notícia: a antecipação do pagamento do abono anual (13º salário INSS) foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana. O decreto do depósito que vai acontecer em duas partes foi aprovado e os valores já começam a ser distribuídos no fim do mês. 

Quem ainda não conhece esse benefício, deve ficar ligado para saber se tem direito. Confira quem vai receber e como vão funcionar os pagamentos antecipados para milhões de brasileiros. 

Pagamento do Abono Anual é antecipado
Imagem: Divulgação

Abono Anual 2021 Antecipado

Finalmente foi assinado o decreto para o abono anual 2021 antecipado. De acordo com o novo texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), os valores vão ser adiantados em três meses. 

De acordo com o Ministério da Economia, esse pagamento vai ser um incremento importante na renda de quem pode receber o 13º do INSS. De acordo com os números oficiais, será disponibilizada uma injeção de R$ 52,7 bilhões no país – o que vai ajudar no combate à crise econômica por conta da pandemia. 

Foi confirmado também que a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas será disponibilizada entre os meses de maio e julho. Geralmente esse pagamento é feito apenas em agosto e setembro. 

Quem tem direito Abono Anual 2021

Mesmo que já tenham ouvido falar sobre o pagamento, muitas pessoas ainda não sabem quem tem direito ao 13º INSS em 2021. Por isso é importante saber exatamente quem vai ter o dinheiro em conta nessa antecipação. 

Confira quem são os segurados e dependentes que podem receber o abono anual da Previdência Social:

  • Aposentados pelo INSS; 
  • Beneficiários de pensão por morte; 
  • Segurados de Auxílio-doença; 
  • Segurados de Auxílio-acidente; 
  • Quem recebe Auxílio-reclusão. 

Calendário 13º INSS 2021 Antecipado

O Governo Federal também já definiu como vai ficar o calendário do abono anual 2021 com a antecipação. De acordo com o decreto, serão feitos os pagamentos em duas partes até julho. 

O calendário do 13º antecipado para aposentados e pensionistas do INSS 021 ficou assim:

  • 1ª parcela do décimo terceiro INSS: entre 25 de maio e 8 de junho; 
  • 2ª parcela do décimo terceiro INSS: entre os dias 25 de junho e 7 de julho. 

Ou seja, o calendário do abono 13º INSS vai acontecer junto com os pagamentos dos benefícios regulares, como um adicional. 

Décimo Terceiro INSS 2021 antecipado

A antecipação do décimo terceiro do INSS em 2021 estava sendo aguardada há bastante tempo. Aposentados e pensionistas aguardavam os pagamentos desde fevereiro, mas a demora na aprovação do Orçamento 2021 complicou a situação. 

O pagamento antecipado do décimo terceiro aposentados e pensionistas também é uma forma de combater a pandemia. Com esse valor, a economia deverá girar alguns bilhões de reais e as famílias dos beneficiários terão esse valor adicional. 

Renda Básica Temporária para famílias com filhos na rede municipal: Cartão de R$ 500 por mês para usar em farmácias, mercados e mais! Veja como receber o benefício…

Publicado em: INSS
 

Leia Também