Pagamento de Crédito Consignado SUSPENSO: Senado APROVA medida! Possui EMPRÉSTIMO?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Pagamento de Crédito Consignado SUSPENSO – Confira mais detalhes sobre a medida que foi aprovada pelo no Senado Federal!

Com a maioria do povo brasileiro passando por dificuldades financeiras, grande parte das discussões do Governo Federal são para ajudar cidadãos financeiramente. É por isso que o Pagamento de Crédito Consignado foi suspenso

O Senado Federal aprovou o projeto que deverá facilitar a vida de milhares de pessoas que possuem hoje em dia o desconto feito direto em folha de pagamento. Por isso é importante conferir mais detalhes sobre essa medida. 

A seguir vamos trazer todos os detalhes sobre essa aprovação. Entenda e saiba como deverá funcionar esse tipo de ação para facilitar a saúde financeira de pessoas que possuem empréstimos em seu nome. 

Pagamento de Crédito Consignado SUSPENSO
Imagem: Divulgação

Suspensão Pagamento de Empréstimo 

É oficial: o Senado confirmou a suspensão do pagamento de empréstimos consignados para vários grupos. Na última quinta-feira (18), depois de um grande debate sobre o projeto, foi aprovada essa medida. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

A intenção dessa ação é realmente deixar em suspenso o pagamento desse tipo de empréstimos por um prazo de 4 meses (120 dias). A intenção é facilitar a vida de cidadãos que estão passando por dificuldades e ainda possuem pagamentos descontados em folha de salário. 

De acordo com o projeto, quem pode ter o pagamento de crédito consignado suspenso são:

  • Aposentados; 
  • Pensionistas; 
  • Empregados públicos e privados. 

Como funciona suspensão do Empréstimo Consignado

E como funciona a suspensão do empréstimo consignado? Para quem ainda não sabe, essa é uma modalidade que possui pagamento indireto, ou seja, com as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício (em caso de pensionista). 

Mesmo que tenha acontecido a aprovação pelo Senado, agora o projeto para suspender empréstimos consignados vai para votação na Câmara dos Deputados. Isso aconteceu depois de bastante discussão entre os parlamentares. 

Mas então o que diz o projeto de pagamento de empréstimos consignados suspenso? De acordo com o texto:

  • Vão ficar excepcionalmente suspensos durante 120 DIAS os pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados (inclusive contratos firmados durante o estado de calamidade pública; 
  • A suspensão será em benefício de: previdenciários bem como servidores e empregados públicos do setor privado (inativos ou ativos); 
  • As prestações específicas suspensas vão ser convertidas em prestações extras (com vencimentos nos meses seguintes à data de vencimento da última prestação); 
  • Será PROIBIDA MULTA na suspensão dos pagamentos; também não poderão ser feitos juros de mora, de honorários advocatícios ou qualquer outra cláusula penal sobre parcelas suspensas. 

Agora é necessário aguardar que o projeto seja votado pela Câmara de Deputados antes de passar para confirmação do presidente da República. 

Empréstimo a Juro Zero para Negativados SPC e Serasa: Ajuda sem cobrança de Taxas!

 

Leia Também