PAGAMENTO ANTECIPADO do 13º SALÁRIO já TEM DATA em 2021: CALENDÁRIO da 1ª e 2ª PARCELA

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

PAGAMENTO ANTECIPADO do 13º SALÁRIO do INSS já foi CONFIRMADO! Veja a DATA de depósito e o CALENDÁRIO da 1ª e 2ª PARCELA.

Se você está esperando pelo pagamento do 13º salário do INSS, fique ligado nas novidades! O benefício sofreu alterações em suas datas de pagamento e deve ter suas parcelas depositadas em breve para todos os aposentados e pensionistas.

Muitos beneficiários do INSS se perguntam: Quando será depositada a primeira e segunda parcelas do 13º salário, que anteriormente havia sido antecipado? Explicamos abaixo tudo sobre a mudança no benefício; confira.

PAGAMENTO ANTECIPADO do 13º SALÁRIO já TEM DATA em 2021
Imagem: Divulgação

Pagamento do 13º salário do INSS

Muita gente ficou esperando a primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ser depositada em fevereiro. No entanto, já estamos chegando no final do mês e o pagamento ainda não foi feito.

O atraso é explicado por uma mudança que aconteceu no pagamento das parcelas. Essa mudança em questão acabou provocando um adiamento no depósito dos créditos, o que deixou muitos aposentados e pensionistas em dúvida.

Veja se você pode receber o pagamento do INSS mesmo sem ter contribuído!

O novo calendário do 13º salário

Caso a data de pagamento não sofra novas alterações, tudo indica que a primeira parcela do 13º salário para os contribuintes do INSS deverá ser depositada no final de março. O dia específico ainda não foi divulgado.

Com isso, a segunda parcela do 13º salário deve ser paga em meados de abril. Ainda não se sabe se o benefício será pago nas primeiras semanas do mês ou se o pagamento ficará para os últimos dias de abril.

Pagamento do 13º salário em Março

O governo ainda não confirmou oficialmente se a antecipação acontecerá no mês de março. Caso o cronograma proposto seja realmente seguido, o pagamento deve ser depositado junto com a folha mensal de benefícios – no dia 25 de março.

A solicitação para a antecipação do 13º salário do INSS foi realizada ainda em janeiro por João Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi).

Segundo o representante do Sindnapi, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a antecipação do pagamento – embora não tenha sido feito de maneira oficial ou com garantias do governo.

Por que a antecipação do benefício foi adiada?

Originalmente, o pagamento do 13º salário do INSS, ou pelo menos de sua primeira parcela, seria realizado em fevereiro de 2021. No entanto, devido a um problema no próprio órgão do governo, a antecipação foi adiada.

Segundo informações dadas aos representantes dos aposentados, o adiantamento não poderia acontecer em fevereiro pois as folhas de pagamento do mês em questão já haviam sido processadas anteriormente.

A Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap) já garantiu que o pagamento não será feito em fevereiro. A associação tenta conseguir que esse adiantamento ocorra ainda no primeiro semestre de 2021.

“Estamos tentando lidar com alguém do governo, não até agora não tivemos sucesso. Estamos preocupados com essa regra. De que adianta a gente receber adiantado e depois ter que devolver? Antes, se a gente morresse, a viúva não tinha que devolver o dinheiro”, afirmou o presidente do Sindnapi.

Todas as atualizações sobre a antecipação do 13º salário do INSS serão postadas em primeira mão no site; fique de olho!

 

Leia Também