Os Cursos Mais Procurados e Concorridos do Sisu

Conheça os cursos mais procurados e concorridos do Sisu

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada para a maioria dos jovens na vida acadêmica, já tem data e horário para acontecer. Entretanto, a etapa seguinte à divulgação da pontuação é tão ou mais importante quanto a realização do exame em si: a escolha do curso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

https://pronatec.pro.br

O sistema é basicamente simples ー o candidato escolhe dois cursos de sua preferência em qualquer uma das instituições disponíveis no programa, colocando-as em ordem de prioridade decrescente (ou seja, sua primeira opção de fato e um plano B). Diariamente, o escore de corte é alterado conforme as pré-inscrições, tornando a nota mínima para a inscrição na graduação desejada o valor de pontos do último candidato a preencher o número de vagas ofertadas. Ao primeiro contato, parece um emaranhado de pontuações e inscrições em teoria, mas o Sisu faz-se bastante eficaz na prática.

Cursos mais procurados e concorridos do Sisu

Segundo o até então ministro da educação, Aloizio Mercadante, em balanço divulgado em janeiro desse ano, o curso com maior procura no Sisu para o primeiro semestre de 2016 foi Administração, com número de inscrições beirando quase os 295 mil. Os cursos que o seguem são Pedagogia, Direito, Medicina, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Psicologia e Ciências Contábeis.

Medicina, apesar de não aparecer no pódio, foi a graduação com maior relação candidato/vaga de todo o país (52), aparecendo sete vezes entre os dez cursos com maiores notas de corte do Sisu. Aqui, sim, Medicina ganha a medalha de ouro, sendo o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o mais exigente: sua nota de corte foi 824,74 no Sisu 2016/1.

A possibilidade de escolher dois cursos no Sisu dá ao candidato a sensação de segurança, uma vez que sabe nem tudo está perdido caso não entre de primeira no ensino superior que almeja. Mesmo depois das inscrições seladas e as matrículas começarem a ser realizadas, as instituições costumam oferecer um sistema de espera, onde o aluno aguarda chamadas orais (na hipótese da instituição em questão ser adepta da prática) ou uma nova seleção entre os que restaram, caso as vagas previamente ofertadas não sejam preenchidas em totalidade. O primeiro passo, pois, já fora dado pelo candidato ao dedicar-se à realização do ENEM e à definição da graduação desejada dentre as tantas disponíveis.

Hora do ENEM

Nesse ano, o Ministério da Educação (MEC) inovou, criando a Hora do ENEM, plataforma de estudos virtual para auxiliar o candidato na preparação para as provas. Videoaulas, exercícios e 4 simulados ao longo do ano vem sendo ofertados de forma gratuita e de fácil acesso aos interessados, testando os conhecimentos do aluno e dando um gostinho de como é prestar o exame que dará acesso a uma graduação pública ou privada (Bolsa do ProUni) e, certamente, mudará a vida do futuro acadêmico.

Prova do ENEM

O período de inscrições para a prova do ENEM 2016, infelizmente, já acabou; o Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro de 2016. O local da realização da prova do ENEM deve ser conferido pelo candidato no cartão de confirmação da inscrição ou na página oficial do ENEM (http://enem.inep.gov.br/), bem como os editais disponíveis para download no mesmo endereço eletrônico. As salas são abertas ao meio-dia (horário oficial de Brasília), e os portões fechados às 13 horas. É importante chegar cedo para evitar possíveis contratempos, respirar fundo e estar tranquilo ー mais do que estar bem preparado, o candidato necessita estar seguro e dedicar-se ao momento, tendo a certeza de que, de uma forma ou outra, o ENEM pode dar uma guinada no seu futuro acadêmico e profissional.

 

Leia Também