- Publicidade -

OpenSea NFT Marketplace: Como criar, comprar e vender – Tutorial completo

0

OpenSea NFT Marketplace: Confira o passo a passo completo para criar, comprar e vender NFTs em um dos sites mais populares da área.

- Publicidade -

No último ano, os NFTs dominaram os mercados virtuais e se estabeleceram como o futuro das transações digitais, da arte e do comércio. Para quem não sabe, NFT é uma expressão em inglês que significa “token não fungível”. Ou seja: um objeto virtual único, com originalidade, posse e outros aspectos atrelados aos certificados de blockchain.

Qualquer pessoa pode criar, comprar e vender NFTs na internet. Muita gente está conseguindo ganhar um bom dinheiro com as novidades: de acordo com o site da revista Exame, a busca pelos itens virtuais cresceu 55% entre 2021 e 2022. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber para usar o OpenSea NFT Marketplace, um dos sites mais populares de compra e venda de tokens.

OpenSea NFT Marketplace: Como criar, comprar e vender - Tutorial completo
OpenSea NFT Marketplace: Como criar, comprar e vender – Tutorial completo. Imagem: Opensea.io

O que é OpenSea NFT Marketplace?

- Publicidade -

Atualmente, os principais Marketplaces de NFT da rede Ethereum (ETH) são o OpenSea, Rarible e Mintable. Nesses mercados virtuais, usuários do mundo inteiro podem comprar e vender NFTs. A plataforma permite também a criação de NFTs, mas nesse caso, os usuários precisam ser cadastrados como artistas – algo que exige um investimento maior. Além disso, para começar a usar o OpenSea NFT, internautas precisam ter uma carteira digital da MetaMask. O cadastro pode ser realizado dentro do próprio site.

Heroes of Metaverse NFT: Novo jogo com investimento de R$ 5 milhões – É possível ganhar muito dinheiro?

Como criar NFTs no OpenSea?

Depois de confirmar o cadastro no OpenSea, usuários podem começar a criar os primeiros NFTs. No site, basta acessar a página de coleções ao clicar em “My Collections”, e depois entrar na área “Create a Collection” para começar o processo. Uma boa dica é inserir arquivos interessantes como ícone e capa da coleção, afinal de contas, são eles que chamam a atenção dos outros negociadores de NFTs da plataforma.

- Publicidade -

Também é possível colocar links para contato em redes sociais, embora a inclusão de dados pessoais não seja realmente necessária. Veja abaixo o passo a passo completo para criar seu primeiro NFT.

  • Na página da coleção, clique no botão azul do canto superior direito (Add Item);
  • Na nova página, selecione o arquivo a ser transformado em NFT;
  • Defina o nome e a descrição do item;
  • Coloque o novo NFT em uma das coleções;
  • Pronto! Agora você já pode negociar seu primeiro NFT.

Como comprar e vender NFTs no OpenSea – Tutorial

Muita gente se pergunta qual é o investimento necessário para criar NFTs no OpenSea Marketplace. Na plataforma, o processo é completamente gratuito, mas os usuários também podem investir dinheiro no site. Outras plataformas da Ethereum costumam cobrar a taxa GAS, que varia de acordo com o número de movimentações e a popularidade dos itens.

- Publicidade -

Para começar a vender os NFTs no OpenSea, usuários devem entrar nas coleções já criadas, abrir a página específica de cada item e clicar em “sell” (vender em português). A partir daí, os inscritos são redirecionados à página de definição das condições de venda. Dessa forma, é possível escolher vender os NFTs por leilão, a preço fixo ou vincular os itens em um combo ou conjunto.

Também é possível receber uma comissão caso alguém compre seu NFT e decida vendê-lo posteriormente. Nesse caso, basta clicar em “edit” na página da coleção e editar a porcentagem da comissão, que pode chegar a no máximo 10%. Vale lembrar que o OpenSea cobra uma taxa de 2,5% no valor de todas as vendas realizadas na plataforma.

Para comprar NFTs, o processo é bem mais simples. Basta ter uma carteira virtual de criptomoedas e usar o saldo para finalizar as transações, tanto no OpenSea quanto em outros Marketplaces. Uma boa dica é sempre verificar a cotação das moedas para economizar.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais