ATENÇÃO: Onda de calor pode oferecer RISCO à vida no BRASIL

Os brasileiros podem esperar por uma forte onda de calor nos próximos dias em diversas regiões do país. As ondas quentes devem alcançar um patamar extrema e preocupante para as autoridades.

O verão começa apenas daqui dois meses, no entanto, os brasileiros já estão enfrentando uma forte onda de calor nos últimos dias. Para as próximas semanas, é esperado ainda uma onda mais extrema de ar quente em grande parte do país. 

O calor intenso tem causado grande preocupação, isso porque é possível esperar por temperaturas realmente alarmantes que podem afetar até mesmo a saúde humana. Dessa forma, é importante que os brasileiros fiquem atentos e saibam como se proteger durante este período. 

Portanto, confira a seguir em quais locais ao redor do país é possível esperar por uma forte onda de calor. 

Ondas de calor podem atingir diversas regiões do Brasil de forma extrema. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Brasil deverá enfrentar forte onda de calor nos próximos dias

Os meteorologistas emitiram um alerta para que as pessoas estejam preparadas para um episódio excepcional de calor em grande parte do território nacional no decorrer dos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima devem superar bastante os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do Brasil, havendo um alto potencial de quebras de recordes para este mês de setembro a talvez até mesmo para os próximos meses. 

Diante disso, nos próximos dias os brasileiros podem esperar por uma massa extrema de ar quente. Isso porque faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste. No entanto, durante a segunda metade da semana é esperado que a massa de ar se reforce ainda mais com temperaturas atipicamente elevadas.

Mesmo que o calor intenso não seja incomum em diversas áreas do território nacional no mês de setembro, a situação se trata de um elevado perigo pela severidade do calor aguardado, o que deverá demandar bastante atenção das autoridades. Diversos estados podem aguardar um período de calor intenso e extremo. A massa de ar quente vai afetar drasticamente as regiões e podem atingir uma marca perto ou acima de 40ºC. 

Confira também: CALOR no INVERNO? Saiba como ficam as temperaturas no Brasil nos próximos dias

As ondas fortes de calor afetam quais regiões?

Algumas das regiões que deverão ser afetadas pela grande onda de ar quente são o Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Bahia, Rondônia, Tocantins e Goiás. 

Vale ressaltar ainda que o pior do calor deve atingir principalmente as regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas maiores que 40ºC em grande parte das cidades dos dois estados, mas ainda é possível atingir temperaturas máximas mais extremas especialmente na região do Pantanal e proximidades. 

Além disso, a região do Centro-Oeste estará junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada especialmente entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Diversos pontos destas áreas podem chegar a marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região que fica localizada no centro do domo de calor. 

Saiba mais: Receita de pizza de BAIXA caloria feita na Air Fryer: prepare de forma RÁPIDA e FÁCIL