É OFICIAL: furacão Idalia chegou hoje e já causou MUITOS estragos
Confira todos os detalhes sobre esse furacão que já estava causando apreensão antes mesmo de chegar!
Quando falamos de mudanças climáticas, muitas pessoas ainda não entendem esse tipo de situação ou desacreditam sobre o que está acontecendo. Contudo, o ano de 2023 está trazendo muitos cenários assustadores e com alterações de temperatura importantes.
Por isso, é importante ficar atento ao furacão Idalia, que já está chamando a atenção por ter causado problemas enormes. Saiba exatamente o que está acontecendo e fique ligado para o que ainda está por vir junto com esse fenômeno que pode ser o maior da região no século. Fique ligado para todos os detalhes.

O que é o furacão Idalia?
Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando da tempestade Idalia. O grande problema é que esse fenômeno acabou virando um furacão na última terça-feira.
Mas foi só nesta quarta-feira (30) que o furacão chegou oficialmente ao estado da Flórida, nos Estados Unidos. O que era apenas um medo, virou uma realidade e agora está causando devastação para milhares de pessoas.
As autoridades já pediram que todas as pessoas evacuem suas casas. Além disso, escolas e outros estabelecimentos estão fechados. Dezenas de voos também foram cancelados na região.
Veja também: VERÃO em agosto? Saiba o que está fazendo o Brasil ter TEMPERATURAS próximas de 40ºC
Como vai agir o furacão Idalia?
De acordo com especialistas, o Idalia contou com ventos máximos sustentados de até 130 km/h e fortes rajadas. A preocupação dos últimos dias se confirmou na chegada do fenômeno.
O que se esperava era que o furacão chegasse à categoria 3. E as últimas notícias apontam que isso aconteceu realmente. Mas a boa notícia é que no início da tarde da quarta-feira o furacão já havia caído para a categoria 1.
Contudo, as primeiras notícias é que o furacão Idalia causou mortes no estado da Flórida logo na sua chegada. Pelo menos duas pessoas morreram em acidentes de carros relacionados ao clima, de acordo com a Patrulha Rodoviária da Flórida.
Quem mora nas regiões mais afetadas – a parte de cima do estado – fala que não está conseguindo sair de casa.
Idalia pode chegar no Brasil?
Por fim, é importante lembrar que estamos falando de uma região que está acostumada com esse tipo de fenômeno. Ano passado o furacão Ian deixou dezenas de mortos e muita devastação.
Contudo, por aqui podemos ficar tranquilos. O furacão não deve atravessar longas distâncias e chegar próximo ao Brasil. Inclusive, ele deve parar nos Estados Unidos, sem grandes avanços.
É importante lembrar que muitos dos brasileiros que moram nos EUA estão no estado da Flórida. Contudo, grande parte deles ficam em Miami ou Orlando e as duas cidades não serão afetadas diretamente.
Alguns brasileiros que moram na região afirmam que houveram alagamentos em Miami, mas os ventos não trouxeram grandes estragos.
Ainda assim, as equipes de monitoramento seguem acompanhando para verificar o que pode acontecer nas próximas horas. Ao que tudo indica esse deve ser o maior fenômeno desse tipo nos Estados Unidos neste verão.
Veja também: É CICLONE, furacão, tornado ou tufão? Veja as diferenças e o que cada um pode causar