Descubra o que você NÃO pode mais fazer no trânsito: LEI vai pegar motoristas de surpresa
Motoristas brasileiros não podem efetuar essa ação de maneira alguma! Veja sobre o que se trata no texto abaixo, e evite demais transtornos com as autoridades.
Muitos já devem saber, que o processo para conseguir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é bastante custoso e difícil. Inclusive, algumas pessoas costumam ter que passar pelos exames da CNH mais de uma vez para conseguirem a documentação. Por isso, os condutores do nosso país estão sempre preocupados com a aparição de penalidades como multas.
E quem não acompanha notícias referentes à legislação brasileira de trânsito, pode acabar sendo surpreendido! Uma mudança na Lei pode acabar gerando confusões e muitos transtornos para os motoristas do nosso país. Então, leia o texto a seguir e descubra de uma vez por todas o que você não pode mais fazer enquanto estiver no trânsito.

Confira mais nova alteração na lei do trânsito
Durante junho do ano passado, em 2022, o Diário Oficial da União publicou uma alteração relevante a respeito de uma regra já conhecida da legislação de trânsito brasileira. A resolução já está em vigor mas, muitos condutores do país ainda não estão cientes a respeito da mudança. Então, preste atenção!
Uma grande parcela dos carros brasileiros conta com o uso de insufilm. Para quem não conhece, este é o nome da película protetora que se aplica aos vidros do veículo.
Dessa forma, impossibilitando que transeuntes consigam enxergar dentro do carro. Entretanto, embora esta película possa parecer bastante útil, o seu uso inadequado pode acabar gerando grandes dores de cabeça para o condutor.
Agora, de acordo com a mais nova resolução, motoristas devem obrigatoriamente deixar pelo menos 70% de transparência em seus veículos. Este espaço deve servir para que os vidros dianteiros e o para-brisa do carro possam cumprir com seus propósitos. Nos vidros traseiros a transparência obrigatória é de 28%. Quem descumprir estas normas estará cometendo uma infração grave, com 5 pontos na CNH e uma multa de R$195,23.
Veja também: Renovação da CNH foi alterada? Como faço para renovar minha carteira a partir de agora?
Quantas categorias de infrações existem no Brasil?
Para aqueles que não conhecem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a fundo, as multas e pontos aplicados como penalidades para condutores brasileiros funcionam de acordo com a gravidade da infração. Sendo assim, quanto mais grave tiver sido a infração, maiores serão os pontos e mais altos serão os valores da multas.
Mas, se você ainda não está por dentro de como são classificadas as infrações de trânsito aqui no Brasil, não se preocupe! O funcionamento destas transgressões são de fácil compreensão, qualquer pessoa leiga pode entendê-las perfeitamente.
Atualmente, o nosso Código de Trânsito apresenta 4 diferentes tipos de infrações. Estas são as infrações leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma possui uma quantidade de pontos exclusiva à sua categoria. Em contrapartida, os preços das multas tendem a variar bastante. Mas, no caso dos pontos temos a seguinte classificação:
- Infrações leves: 3 pontos sobre a CNH;
- Infrações médias: 4 pontos sobre a CNH;
- Infrações graves: 5 pontos sobre a CNH;
- Infrações gravíssimas: 7 pontos sobre a CNH.
Por fim, lembre-se que conduzir um veículo é uma atividade perigosa. Seja sempre cauteloso, e mantenha sua vida em segurança!
Veja também: CNH 2023 conta com GRANDES mudanças; confira as novidades