O que são Diretrizes do Ensino Médio

O que são Diretrizes do Ensino Médio – Conheça as novas Diretrizes que o Ministério da Educação anunciou para a Educação Brasileira de Ensino Médio!

Confira todos os detalhes sobre as novas diretrizes para a educação brasileira de Ensino Médio!

Muitas pessoas estão ansiosas para saber sobre quais serão os rumos da educação nacional nos próximos anos. Isso acontece principalmente porque foram estabelecidas novidades sobre as novas Diretrizes do Ensino Médio que foram homologadas recentemente.

É importante, porém, que todos os brasileiros procurem mais informações para saber exatamente o que deverá acontecer nesse nível de ensino em suas diferentes modalidades em todas as regiões e estados federativos brasileiros.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para que você saiba mais sobre essas novidades. Saiba como funciona e o que são exatamente as diretrizes que estão sendo discutidas neste momento. Confira mais!

O que são Diretrizes do Ensino Médio
Foto: Leo Caldas/Folhapress

O que são Diretrizes do Ensino Médio

O que são Diretrizes do Ensino Médio 2019
Foto: Divulgação

Afinal, o que são Diretrizes do Ensino Médio? As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) são normas obrigatórias voltadas para a educação básica que orientam os planos curriculares de escolas e de sistemas de ensino. Mesmo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as diretrizes ainda valem já que são documentos complementares.

Ou seja, as diretrizes do Ensino Médio são uma espécie de estrutura e a BNCC oferece detalhes sobre conteúdos e competências. Essa parte da documentação foi homologada – com suas mudanças – recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). A intenção das diretrizes é a promoção de uma aprendizagem igualitária e que ofereça conteúdos básicos para todos os estudantes. As diretrizes são, portanto, um conjunto de definições sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que devem orientar instituições de ensino em sua organização, desenvolvimento e articulação.

Entenda a Reforma do Ensino Médio!

Novas Diretrizes do Ensino Médio

Novas Diretrizes do Ensino Médio
Foto: Divulgação

As Novas Diretrizes do Ensino Médio foram homologadas pelo Ministério da Educação em novembro de 2018 e trouxe algumas mudanças que poderão entrar em rigor nos próximos semestres. De acordo com esse novo documento, é possível que os interessados façam o Ensino Médio a Distância.

Segundo o texto aprovado, os cursos diurnos de nível médio poderão fazer até 20% das horas obrigatórias no formato a distância; no noturno, é possível fazer até 30% na modalidade EaD. Já a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA a distância) poderá acontecer com até 80% nesse formato.

É importante lembrar que, de acordo com as novas diretrizes, o Ensino Médio no formato a distância é opcional e dependerá da aprovação do conselho estadual de cada um dos estados federativos.

 

Leia Também