O que é o PIX AUTOMÁTICO? Quando ele começa a funcionar?

A novidade do Pix Automático está chamando a atenção dos consumidores brasileiros, curiosos para saber mais sobre a funcionalidade da transação.

Apesar do ano de 2020 ter sido um tanto quanto complexo para grande maioria das pessoas, em decorrência do pico da pandemia, ele também foi essencial para garantir os brasileiros um marco histórico. para melhor entender, trata-se da criação do Pix, a ferramenta financeira mais revolucionária até o momento.

Além do Pix garantir o enorme facilidade aos usuários, ele é totalmente gratuito, o que, sem sombra de dúvidas, cai como um grande diferencial. A popularidade do Pix é tão grande que as transações financeiras tradicionais, como as transferências, já não são mais utilizadas. 

Recentemente, os brasileiros foram novamente surpreendidos. Dessa vez, o objetivo é trazer uma nova modalidade para as transações via Pix. Agora, os consumidores locais poderão contar com uma nova ferramenta que promete ser o que muitos esperavam.

Pix
Grande novidade envolvendo a transação dos brasileiros / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pix Automático: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

Se você é uma pessoa que utiliza as transações digitais, é um tanto quanto provável que eu já tenha realizado alguma transferência via Pix. É possível afirmar isso justamente pelo fato do Pix ter se tornado transação financeira oficial dos cidadãos brasileiros. Atualmente, o Pix é considerado o meio de pagamento oficial do Brasil. 

Somente neste ano de 2023, o Pix bateu diversos recordes, fazendo com que, dia após dia, a transação seja cada vez mais utilizada. Neste sentido, a instituição responsável pela criação do Pix é o Banco Central do Brasil. Eventualmente, o Banco Central trabalha na busca por novas atualizações para a ferramenta. O objetivo é garantir que a experiência de uso do Pix seja cada vez melhor.  

Desse modo, a grande novidade do banco Central diz respeito ao Pix automático. Trata-se, portanto, da possibilidade de enviar dinheiro de forma automática. O objetivo é evitar que os consumidores precisem realizar a mesma transação com determinada frequência. 

De uma forma mais clara, o Pix automático possibilitará que o consumidor programe os pagamentos que ele quer que se repitam em um determinado período de tempo. Estima-se que será possível programar de quanto em quanto tempo aquele pagamento deverá ser feito automaticamente, tudo isso de forma completamente gratuita.

Veja também: Veja como se PROTEGER do vírus que tem roubado contas bancárias via PIX

Confira a previsão de lançamento

Nesse exato momento, o Pix automático está passando pelos seus últimos ajustes. Isso porque quando uma nova transação é anunciada ela precisa ser testada inúmeras vezes antes de entrar realmente em vigor. O foco é garantir segurança, privacidade e facilidade. É por esse motivo que, normalmente, uma novidade demora um pouco para ser lançada.

Tendo isso em mente, a previsão de lançamento do Pix automático era ainda para o ano de 2023. Em contraponto, recentemente, o Banco Central informou que a transação ainda levará um tempo para que entre em vigor. Entretanto, ao ser lançada, ela será imediatamente proposta para todos os brasileiros interessados em utilizá-la.

Assim sendo, de acordo com as informações mais recentes, o Pix automático será lançado em outubro de 2024. Isto é, é exatamente um ano a partir de agora.

Ademais, assim como Pix é gratuito e todas as outras suas funcionalidades também, como Pix saque e o Pix troco, a transação automática também será. após o seu lançamento, as instituições deverão aderir à modalidade gradativamente ponto

Veja também: Governo vai DEPOSITAR Pix de R$ 710,00 extras para Bolsa Família: confira os REQUISITOS