O que é Ensino Regular e como funciona

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

O que é Ensino Regular e como funciona – Acompanhe o post e confira todos os detalhes sobre a modalidade que pretende organizar a Educação básica no Brasil!

O que é Ensino Regular e como funciona – Saiba mais detalhes sobre a modalidade que pretende organizar a educação básica em todo o Brasil!

O sistema educacional brasileiro possui diversas dificuldades em todo o país e em todas as modalidades. Tanto a educação de nível básico como as modalidades de nível superior estão sempre revendo suas formas de atuação. Uma nova discussão surge sobre o Ensino Regular.

Muitas pessoas estão falando sobre esse tipo de proposta, mas não sabem exatamente todos os detalhes. O que é Ensino Regular e como funciona essa modalidade? É importante responder essas questões antes de trazer mais informações.

Sabendo disso, selecionamos de forma detalhada e explicativa mais detalhes sobre esse tipo de modalidade. Saiba o que é e fique atento para ver se as escolas da sua região apoiam essa maneira de formação. Confira!

O que é Ensino Regular e como funciona
Foto: Michael Melo/Metrópoles

O que é Ensino Regular

O que é Ensino Regular
Foto: Divulgação

Afinal, o que é Ensino Regular? É importante, primeiramente, lembrar que existem diversos tipos de modalidades de ensino no Brasil (Educação Básica, Ensino Superior, Educação para Jovens e Adultos), Médio e Fundamental, Técnico).

É necessário saber mais sobre elas, mas também é interessante entender o que é essa forma regular.

A intenção do Ensino Regular é padronizar e organizar a educação básica em todo o país – indo da educação infantil até o ensino médio. Isso acontece, por exemplo, com as faixas etárias de cada nível de educação. Um exemplo: ao longo da jornada escolar pode haver algum percalço e um jovem pode ter algum atraso.

Caso ele tenha 15 anos e ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental, ele não faz mais parte do ensino regular. Uma opção nesse caso é a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para finalizar essa etapa de estudos.

Modalidade de Ensino Regular

Resumindo então, como funciona essa modalidade de Ensino Regular? A ideia é sempre beneficiar a educação, mas nem sempre a discussão vai para esse lado. Muitas vezes essa tentativa de padronizar o ensino-aprendizagem pode prejudicar muitos estudantes que possuem dificuldades diversas.

As características do Ensino Regular exigem uma grande capacidade de regulação. Isto é, as escolas precisam estar preparadas para esse tipo de ensino. Com isso, surgem problemas como:

  • Falta de investimentos;
  • Falta de estrutura e professores;
  • Em algumas regiões, falta de preparação dos profissionais;
  • Ao invés de trazer benefícios, essa modalidade pode prejudicar o percurso desses jovens.

Ensino regular é bom?

Mas então, afinal: o Ensino Regular é bom ou não? Isso depende muito da estrutura de cada unidade escolar. Ou seja, se as escolas estão prontas para lidar com todas as demandas e necessidades dos estudantes, pode ser bom.

Se as escolas estão sem estrutura básica, o Ensino Regular pode não ser tão interessante. Por isso é sempre importante ficar atento antes de escolher essa opção para o seu filho ou parente.

O que é Escola Regular

O que é Escola Regular
Foto: DIvulgação

Mas e o que é Escola Regular? Esse é o tipo de instituição de ensino que segue a educação comum com todos os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. Nesse caso, a educação especial é voltada para aprendizagem de estudantes com deficiências e transtornos de aprendizado e desenvolvimento.

É importante lembrar que esse público pode estudar tanto em ensino regular como em escolas especiais. A educação deve ser sempre através de uma escola inclusiva que garanta espaço para todos.

Confira também Como terminar o Ensino Fundamental e Médio!

 

Leia Também