Receita Federal liberou o ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda: o que acontece se eu NÃO receber?

Entenda a situação

0

Você sabe o que pode ter acontecido se você não recebeu o pagamento de nenhum dos lotes do Imposto de Renda? Bem, a Receita Federal já finalizou os lotes, contanto, neste momento, com a quinta e última etapa de pagamentos. Isto é, se você não recebeu até agora, pode ser que tenha dado algum problema com o saldo do seu Imposto de Renda.

Na última sexta-feira (23), a Receita Federal liberou os saldos disponíveis para aqueles que declararam o Imposto de Renda. Acontece, portanto, que algumas pessoas não receberam o pagamento, e podem ter caído na chamada “malha-fina”. Portanto, é importante entender o funcionamento dos pagamentos, bem como os lotes de restituição, para assim, averiguar sua situação.

Último lote da restituição do Imposto de Renda
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O que é a restituição do Imposto de Renda

Antes de mais nada, a restituição do Imposto de Renda diz respeito aos valores que devem ser devolvidos para os cidadãos que realizaram a declaração do IR, durante o prazo estipulado. Neste ano de 2022, o prazo para a declaração foi até o dia 31 de maio. Assim sendo, os cidadãos que tem rendimentos anuais, com valor igual ou superior a R$28.559,70, são obrigados a declarar.

Dessa forma, a restituição já vem acontecendo há alguns meses. O último lote, o 4, mais especificamente, foi pago no mês de agosto. Assim sendo, o 5 e o último lote também já foi disponibilizado. O dinheiro ficou disponível para resgate na última sexta-feira, dia 23.

Acontece, portanto, que algumas pessoas não receberam a restituição, mesmo com os lotes findados. Isso pode acontecer por diversos fatores, ainda que o cidadão tenha cumprido com o prazo para declaração. Trata-se do não pagamento, estipulado pela Receita Federal. Essa situação é a chamada “malha-fina”.

Veja também: Consulta do ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda está DISPONÍVEL; confira!

Entenda a “malha-fina”

Antecipadamente, se você não recebeu nenhum dos pagamentos referentes aos 5 lotes da restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal pode ter te caracterizado como “malha-fina”. Isto é, você pode não possuir direito à devolução dos pagamentos.

A “malha-fina” diz respeito aos cidadãos que possuem alguma pendência mediante à Receita Federal. Isto é, o não pagamento pode acontecer por inconsistência nos dados, indicativa de fraude, entre outros fatores. Dentre esses fatores, um dos mais comuns, é justamente o fato de que o indivíduo pode ter um débito pendente, que necessita de pagamento.

Assim sendo, se você possui “nome sujo” na Receita Federal, ou alguma dívida pendente, a restituição do Imposto de Renda pode ter sido usada para “suprir” esse valor. Isto é, não há possibilidade de resgate para aqueles que se encontram nessa situação.

Contudo, ainda que você esteja nessa situação, é possível verificar o andamento da declaração ao IR ,para entender o que aconteceu. Para isto, basta entrar no site oficial da Receita Federal (bityli.com/zDywKyw). Para ter acesso às informações, é preciso realizar login, preenchendo os dados solicitados, com seus dados pessoais.

Veja também: Pagamentos via Pix devem entrar no IMPOSTO DE RENDA? Entenda!