- Publicidade -

O que acontece com quem NÃO recebe a restituição do Imposto de Renda? Tire suas dúvidas!

Entenda o procedimento

0

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda, devem ser finalizados em breve. Segundo a Receita Federal, em breve estará disponível os valores destinados àqueles que devem receber o quinto e último lote da restituição do Imposto. Isto é, em breve, o dinheiro deverá ficar disponível para resgate dos indivíduos, de maneira prática.

- Publicidade -

Acontece, portanto, que em determinados casos, pode acontecer de um indivíduo não receber a restituição da Receita. Isto é, o cidadão pode estar categorizado na chamada “malha fina”. Assim sendo, é preciso entender as causas, a solução e a disponibilidade dos pagamentos, bem como as datas em que estarão dispostos para consulta e retirada.

Restituição do Imposto de Renda
Causa do não recebimento / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Restituição do Imposto de Renda

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona a restituição do IR, bem como para quem ela se aplica e as formas de recebimento. Até o momento, a Receita Federal já realizou a devolução dos valores disponíveis para milhares de pessoas. Nesse sentido, a restituição já se encontra em seu quinto e último lote, que aliás, será pago em breve.

- Publicidade -

Assim sendo, todos os usuários que possuem saldo positivo com a Receita, estarão aptos para receberem os valores dispostos, em virtude do pagamento correto do Imposto de Renda, através da declaração. Dessa forma, a Receita Federal, possivelmente liberará até o fim desta semana, a consulta para saber quem tem direito ao recebimento. Mais especificamente, espera-se que essa liberação ocorra até a sexta-feira (23).

No entanto, em alguns casos, determinados indivíduos podem acabar não recebendo os valores que estavam esperando. Essa situação pode acontecer por alguns fatores, mas principalmente, pela “malha fina”. Isto é, acontece quando o cidadão está impossibilitado de receber a restituição do Imposto de Renda, por algum motivo completamente específico.

Veja também: Leilão da receita conta com videogames, produtos da Apple e mais; veja como visualizar os produtos e PARTICIPAR

O que quer dizer cair na “malha fina”

- Publicidade -

Bem, antecipadamente, o termo diz respeitos àqueles que estão totalmente impossibilitados de receberem a restituição do Imposto de Renda. Dentre os fatores que podem vir à calhar essa situação, estão, possíveis situações de fraude, erros cadastrais, valores negativos, ou mesmo, necessidade de quitação de alguma dívida com a própria Receita.

Dada essa situação, para que seja possível receber a restituição, a primeira coisa a ser feita é consultar em qual situação o cidadão se encontra. Para isto, é preciso acessar o site oficial da Receita Federal (gov.br/receitafederal). Dentro da plataforma, é necessário que o usuário vá até a aba “Meu Imposto de Renda”, e siga as instruções dispostas.

Dada a situação, mediante regularização, os valores da restituição ficam disponíveis diretamente nas contas individuais do Banco do Brasil. Existe um período limite para realizar o resgate. Mais especificamente, 1 ano, a contar da data de realização do depósito. Por fim, caso o cidadão esqueça de retirar dentro do prazo, será preciso solicitar o valor diretamente para a Receita Federal. Isso pode ser feito através da plataforma oficial, mencionada anteriormente.

Veja também: ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda em 2022; confira a data de resgate

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais