Você nunca mais vai colocar o ar condicionado no mínimo: ESTA é a temperatura ideal para dormir

Uma pesquisa feita recentemente concluir que existe uma temperatura ideal para ter uma noite de sono perfeita e muitas pessoas não sabem. Confira!

O ar condicionado de ar se caracteriza como o processo de tratamento do ar interior dentro de espaços fechados Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar que se encontra no interior do ambiente, no que concerne às suas condições de umidade, limpeza, temperatura e movimento. Dessa forma, um sistema de ar condicionado conta com uma série de funções, como arrefecimento, aquecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação de ar. 

No último mês, uma grande massa de ar quente vem dominando o Brasil, de forma a fazer com que os brasileiros sofram drasticamente com o calor. Diante disso, muitas pessoas tem utilizado o ar condicionado com recorrência para aguentar esse período. No entanto, o que muita gente não sabe, é que deixar o ar condicionado no mínimo pode não ser a melhor opção. 

Em grande parte das vezes, as pessoas optam por colocar o ar condicionado no mínimo para que o ambiente não esfrie além do que desejam. Contudo, existe uma temperatura ideal para dormir e muita gente não sabe. Portanto, confira a seguir qual a temperatura correta para o seu ar condicionado!

Existe uma temperatura ideal para dormir. Foto: divulgação

Temperatura ideal para dormir é revelada

Dormir bem é um desejo grande das pessoas, afinal quem nunca buscou as melhores dicas para ter uma noite tranquila de sono com remédios ou até com recursos naturais. No entanto, a receita mágica para ter uma noite de sono pode estar no ajuste do seu termostato. Apesar de parecer simples, os cientistas da Universidade de Harvard resolveram mergulhar nesse assunto e acabaram descobrindo que a temperatura do ambiente atua na qualidade do nosso sono. 

O estudo foi publicado na revista “Science of The Total Environment” e revelou que a faixa de temperatura perfeita para ter um sono restaurador é entre 20 e 25º. Dessa forma, o ambiente não ficará nem muito quente nem muito gelado. O levantamento foi feito após ser observado o sono de 50 pessoas idosas voluntárias e esse grupo foi particularmente escolhido por conta da prevalência de distúrbios do sono na faixa etária acima dos 60 anos. 

Confira também: Desapareceram! Duas funções INCRÍVEIS do WhatsApp que deixaram de existir e você nem notou

Afinal, por que a temperatura é tão importante?

Muitas pessoas seguem se perguntando por que a temperatura é tão crucial. Para que fique mais claro, imagine um ambiente excessivamente quente, com o termômetro beirando os 30ºC. Os resultados do estudo indicam que, nessas condições, a qualidade do sono pode piorar entre 5% a 10%. 

Por outra via, quando o frio se torna mais intenso e os termômetros marcam menos que 15ºC, a capacidade de descanso também fica comprometida, caindo entre 2% a 5%. Esses fatos foram concluídos após uma avaliação meticulosa, que envolveu mais de 11 mil horas observacionais e também questionários detalhados com aqueles que participaram do estudo. 

Apesar dos pesquisadores terem estabelecido uma faixa de temperatura “ideal”, todos temos conhecimento que o é confortável para uma pessoa, pode ser desconfortável para outra. Isso porque a percepção de frio e calor é subjetiva e varia em cada organismo. 

Saiba mais: Feira de imóveis da Caixa Econômica Federal: veja como participar, pode ser sua chance