Novos contribuintes poderão receber restituição EXTRA do Imposto de Renda

Saiba quem vai receber o lote atual da restituição extra do Imposto de Renda no Brasil

Anunciado recentemente pela Receita Federal, o novo lote de restituição residual do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) já está disponível. De acordo com o órgão federal, o saque está sendo liberado desde o último dia de novembro. 

Agora, contudo, muitos brasileiros estão em dúvidas sobre a possibilidade de receber os valores ou não. Segundo as informações oficiais, estão sendo distribuídos aproximadamente R$ 762,9 milhões para um total de 358.737 contribuintes. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esses pagamentos e ajudar a entender quem vai receber.

Restituição IR
Confira todos os detalhes sobre a restituição do Imposto de Renda adicional (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Como vai funcionar essa restituição do IRPF?

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de um pagamento que é voltado para a regularização total dos depósitos. 

Isso quer dizer que os lotes residuais da restituição do Imposto de Renda é voltada para aqueles contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram sua situação. 

Segundo especialistas, do total a ser restituído pelo “Leão”, aproximadamente R$ 524,8 milhões serão pagos primeiramente para os contribuintes com prioridade. 

Veja também: Aposentados e pensionistas serão ISENTOS do Imposto de Renda em 2024? Entenda!

Quem recebe esse pagamento de restituição do Imposto de Renda

Esse novo depósito vai acontecer nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no exato momento do preenchimento da declaração do IRPF. 

Desse lote residual, a organização dos pagamentos vai se dar a partir de uma ordem de prioridades para garantir que todos recebam normalmente. 

Os primeiros a receber os valores na conta serão os 5 mil idosos com idade acima de 80 anos. Depois disso, são 58 mil idosos com idade entre 60 e 79 anos. 

Logo depois deles, aproximadamente 6 mil contribuintes que possuem alguma moléstia grave ou deficiência física ou mental também recebem. Depois deles, 14 mil pessoas que possuem no magistério a sua maior fonte de renda serão atendidos. 

Logo depois, encerrando a lista estão os 129 mil contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou então pelo pagamento da restituição via PIX. 

Como sabe se vai receber a restituição do IRPF

Finalmente, quem quiser saber se será contemplado pelo novo pagamento, deve realizar uma consulta junto à Receita Federal.

A boa notícia é que esse processo já está disponível e pode ser realizado por meio do site do órgão. Os interessados só precisam acessar a plataforma da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). 

Agora é necessário procurar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição” e inserir os dados solicitados.

Caso tenha direito ao novo pagamento, a plataforma informará o contribuinte sobre a restituição adicional. Lembrando que é possível acessar com a própria conta do GOV BR, ou seja, usando o CPF e senha anteriormente cadastrados. 

Essa iniciativa visa corrigir pendências em declarações anteriores, proporcionando aos contribuintes a oportunidade de receberem valores extras do Imposto de Renda.

Repetindo: o depósito será feito na conta (ou chave PIX) que foi cadastrada no momento que o beneficiário fez o cadastro.

Veja também: Saquei o FGTS, preciso declará-lo no Imposto de Renda? Entenda as REGRAS!