Novos Cursos Idiomas sem Fronteiras

Idiomas sem Fronteiras divulga três novos cursos.

Mais de 50 vagas serão ofertadas de forma gratuita nas línguas: alemão, japonês e italiano.

Neste terça-feira (13), o Ministério da Educação publicou a abertura de oportunidades através de dois editais relacionados ao programa Idiomas sem Fronteiras. Ambos os ofícios foram divulgados através do Diário Oficial da União (DOU) e trazem detalhes sobre a abertura de cursos de japonês, italiano e alemão.

https://pronatec.pro.br

Com o objetivo de incentivar o intercâmbio internacional o IsF disponibiliza, portanto, a oportunidade de aprendizagem de diferentes línguas. O edital de nº 85 está relacionado às aulas de italiano e japonês (que serão presenciais). Já o edital nº 84, prevê detalhes do curso de alemão, que embora conte com algumas aulas presenciais se dará, em sua maioria, à distância.

O número de vagas terá um limite para cada curso ofertado. Serão até 20 inscrições aceitas por instituição nos cursos de italiano e japonês e 19 nos cursos de alemão. Denise Abreu e Lima é coordenadora do Idiomas sem Fronteiras e afirmou que os cursos ainda estão em fase de teste e são fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, a embaixada italiana, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e a Fundação Japão.

Mais detalhes idiomas sem fronteiras

O curso de alemão, por exemplo, estará disponível em 10 universidades públicas*, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os interessados em participar do processo de seleção do IsF-Alemão precisam ser alunos de graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado) de uma das instituições indicadas na lista. É preciso também já haver concluído 90% dos créditos do curso em que está matriculado. Não serão aceitas duas matrículas em cursos diferentes.  

Também poderão participar da seleção os docentes ativos ou técnicos dessas mesmas universidades participantes.

Todas as inscrições são de forma gratuita e o prazo final é do próximo dia 19 de setembro, às 12h. A única forma de inscrever-se é através do Sistema IsF Aluno, no endereço: http://isfaluno.mec.gov.br/ e é de total responsabilidade dos interessados a checagem do resultado de seleção – divulgado no próximo dia 29, também às 12h.

*Saiba quais são as dez universidades que participarão do projeto piloto do IsF.

 

Leia Também