MAIS bancos afirmam que irão disponibilizar o empréstimo do Auxílio Brasil; saiba como contratar

Saiba tudo sobre o crédito

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é uma nova modalidade de crédito ofertada para todos aqueles indivíduos que estão categorizados como beneficiários do programa. Desde o seu anúncio, a opção é um tanto quanto almejada pelos cidadãos inscritos no Auxílio. Isso porque, o crédito fornece uma opção de contratação diferenciada, que pode facilitar a vida dos beneficiários.

Assim sendo, a solicitação para contratação do crédito foi divulgada recentemente, ao decorrer da última semana do mês de setembro. Acontece, portanto, que por se tratar de uma opção de empréstimo recente, ainda existem algumas questões que envolvem a liberação do dinheiro, entre elas, a disponibilidade dos bancos que vão ofertar o crédito. Assim sendo, é de extrema importância manter-se atualizado quanto às novas informações.

Mais bancos
Onde solicitar o consignado / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o empréstimo do Auxílio Brasil

Antes de mais nada, o novo empréstimo consignado do Auxílio Brasil, como mencionado, é uma modalidade de crédito ofertada apenas para aqueles que estão incluídos na folha de pagamento do Governo Federal, considerando o programa em questão. Isso porque, como o próprio nome já diz, trata-se de uma opção de empréstimo consignado, que visa comprometer parte do benefício recebido pelos indivíduos.

Dessa forma, a principal característica do empréstimo, é justamente a consignação das parcelas. Isto é, quando um beneficiário optar pela contratação, ele estará concordando com a regra de que o valor das parcelas do empréstimo, serão automaticamente descontadas dos valores recebidos por mês. Assim sendo, o total do crédito pode comprometer até 40% do valor base do Auxílio, ou seja, R$160, considerando a base fixa de R$400.

Ademais, o beneficiário terá até 24 meses para quitar a dívida total do consignado. Ou seja, 2 anos. Além disso, a modalidade oferece mais um diferencial, que é em relação aos juros. Segundo o Ministério da Cidadania, existe um teto estipulado para a cobrança da taxa, que foi definido em 3,5%. Dessa forma, trata-se de uma das opções com menos juros do mercado.

Veja também: Saiba COMO SOLICITAR um EMPRÉSTIMO sem precisar SAIR DE CASA; confira as opções

Formas de contratação

Antecipadamente, segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Cidadania, cerca de 60 instituições financeiras irão oferecer a modalidade do crédito consignado, proveniente do Auxílio Brasil. Dentre elas, a instituição principal, é a Caixa Econômica Federal. Isso porque, o banco costuma ser responsável por diversos pagamentos do Governo Federal.

Assim sendo, para saber ao certo quais bancos irão oferecer, é preciso consultar a disponibilidade da agência de sua preferência. No entanto, as primeiras instituições a aceitarem a possibilidade de ofertarem a modalidade, foram o Banco do Brasil, Banco Pan, Banco Safra e PicPay. De antemão, os bancos Itaú, Bradesco e Santander, até o momento, declararam que não irão oferecer a contratação.

Ademais, para aqueles que desejam contratar, é preciso mencionar que o dinheiro ainda não está disponível. Isto é, é possível apenas solicitar a contratação do empréstimo, adiantando a etapa burocrática. No entanto, para ter o dinheiro em mãos, ainda será preciso aguardar uns dias. Contudo, para contratar, basta ir até a agência de sua preferência e verificar sobre a disponibilidade. Por fim, é preciso portar os documentos pessoais que comprovem a condição de beneficiário do Auxílio.

Veja também: Como saber se eu tenho dinheiro disponível no Auxílio Brasil? Veja como consultar